Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26560

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico:
Authors: Luís, Susana Isabel Maria Pinheiro
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Geometria
Conexões matemáticas
Tarefas matemáticas
Desocultar matemática
Património de Évora
Geometry
Mathematical connections
Mathematical tasks
Mathematical discoveries
Heritage of Evora
Issue Date: 12-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos, primeiramente numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, depois, numa sala de Educação Pré-Escolar. A investigação teve como objetivo analisar e refletir sobre o contributo para a aprendizagem da Geometria pelas crianças da exploração das conexões da Matemática com o património da cidade de Évora. Procurou responder às seguintes questões: Como evoluíram as crianças relativamente à sua capacidade de reconhecer e desocultar a Geometria no património arquitetónico? Que aprendizagens de conteúdos geométricos realizaram as crianças? Que características desta experiência se revelaram importantes para o sucesso das aprendizagens das crianças?. A investigação contextualizou-se no projeto MatÉvora — Conexões entre a Matemática e a Cidade, e desenvolveu-se segundo Design Research, na modalidade de experiência de ensino, que permite interrelacionar as práticas de ensino e a aprendizagem da Matemática, favorecendo uma intervenção regulada no contexto real. Assim, foi possível apreciar o desenvolvimento das crianças em Geometria, recolhendo dados através de questionários, entrevistas e análise das produções matemáticas face as tarefas propostas, o que permitiu ir aferindo o desenvolvimento da experiência de ensino. Esta investigação permitiu confirmar que as conexões com a arquitetura possibilitam o desenvolvimento do “olhar matemático”, ampliando a visão sobre alguns conteúdos matemáticos explícitos no património arquitetónico da cidade de Évora e apreciando o seu valor nas construções. As crianças da Educação Pré-Escolar focaram-se muito no reconhecimento de formas geométricas e os do 1º Ciclo ampliaram as ideias sobre simetrias e padrões, tendo sido fundamental para o seu desenvolvimento as tarefas. Estas permitiram a aquisição de atitudes de entreajuda, cooperação e empenho, onde se articulou os vários conhecimentos do domínio da Geometria, sendo posto em prática na resolução de problemas em contexto real, dando ênfase à comunicação das suas estratégias, o que foi melhor conseguido oralmente do que por escrito; Abstract: This report explains the investigation that was conducted in the context of the course units from the Supervised Teaching Pratice in Pre-School Education and 1𝑠𝑡Cycle of Primary Education, integrated in the Master's degree in Preschool Education and Education of the 1st Cycle of Elementary School. The investigation was carried out in two environments, firstly with students from the fourth grade in the 1st Cycle of Elementary School, and then, with a preschoolers group. The investigation´s goal was to analise and think about the contribution to the childrens learning process of Geometry through the exploration of connections between Mathematics and the Heritage of Evora city, whilst trying to respond to the following questions: How did the children evolve relatively to their capacity of recognizing and discovering the Geometry in the architectural heritage? What did the children learn about geometrical content? Which characteristics of this experience showed to be important for the success of the children´s learning process? The investigation was set in the project MatÉvora — Connections between Mathematics and the City, and was developed according to Design Research, in the modality of experiential education, which allows to interconnect educational practices with the study of mathematics, encouraging a regulated intervention in a real environment. This way, it was possible to appreciate the children´s development in geometry, through gathering data in questionnaires, interviews and analysis of the mathematical results of proposed tasks, which then allowed to check the evolution of this teaching experience. This investigation allowed to confirm, that connections with architecture make the development of the “mathematical eye” possible, allowing the vision to extend to some mathematical concepts that are explicit in the heritage of Évora city, while also appreciating its value in the buildings. The preschoolers focused a lot on the recognition of geometrical forms and those of the 1st Cycle (4th grade) expanded their ideas on symmetry and patterns. The tasks that allowed the students to engage and to gain assistance and cooperation skills were fundamental for their evolution. They were able to articulate new skills in the field of Geometry, putting them into practice by solving problems in a real case scenario, emphasizing the communication of their strategies, which were better achieved orally than written.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26560
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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