Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26059

Title: Estudo de mercado do café biológico em São Tomé e Príncipe
Authors: Salvador, Jukisia Dayssy Borja
Advisors: Lucas, Maria Raquel
Keywords: Estudo de Mercado
Café biológico
CECAFEB
São Tomé e Príncipe
Market research
Organic coffee
CECAFEB
São Tomé and Principe
Issue Date: 19-Sep-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A região de Monte Café, com destaque na produção do café no final do século XIX, veio a regredir desde então, até ser relançada em 2010, com a criação da CECAFEB STP, como resultado da estruturação e agrupamento de 6 associações de pequenos produtores de café, no quadro de parceria entre o Governo Santomense, o PAPAFPA/FIDA, a AFD e a Sociedade Malongo. Atualmente com 510 cooperantes cafeicultores com certificação em modo de produção biológico e de comércio justo, a CECAFEB STP, apesar da estratégia de autossuficiência financeira e da aposta em produtos de alto valor agregado, como o café torrado, depara-se ainda, com uma produção de baixo volume e com dificuldades de abastecimento e de conhecimento do mercado, razão pela qual, objetivo do estudo foi o de fazer um estudo de mercado do café biológico junto aos estabelecimentos vendedores e não vendedores deste café, em São Tomé e Príncipe. A metodologia adotada, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), foi desenvolvido em duas etapas, uma de pesquisa exploratória e, outra de pesquisa conclusiva-descritiva, assente na observação e na recolha dos dados por entrevista e pelo método de sondagem, através de um questionário estruturado, construído para o efeito, aplicado ao universo de clientes atuais e potenciais da cooperativa CECAFEB STP em São Tomé e na Região Autónoma do Príncipe. Os resultados, para além de permitirem conhecer a cadeia de valor do café biológico e de identificar os potenciais estabelecimentos clientes deste produto, evidenciam falta de conhecimento do café biológico, da marca e da CECAFEB STP como principais razões da não compra, embora estes possam vir a considerar essa possibilidade no futuro. Também a escolha do fornecedor de café é um determinante essencial ao consumo, para a qual o contacto feito pela CECAFEB STP, assim como motivos relacionados à qualidade do café (sabor, aroma e grau de moagem), ao preço, à proposta realizada e ao cumprimento de prazos e requisitos de qualidade, de constância dessa qualidade, de relacionamento com os clientes e de planeamento do abastecimento do mercado de forma a garantir a satisfação da procura concentrada de turistas, contribuem de sobremaneira. Da mesma forma, a certificação do café como biológico, justificada pela garantia da conformidade e qualidade do produto, pelo aumento do valor da marca ao preservar o ambiente e, por satisfazer a procura dos consumidores com preferências por este modo de produção, é um atributo valorizado na compra e consumo do café. Apesar da CECAFEB STP e da sua marca de café biológico, terem uma imagem positiva e confiável junto de alguns estabelecimentos, sobretudo daqueles com que se relacionam, não somente estes são em número reduzido, como não se pode considerar essa imagem consistente com a qualidade e os benefícios que devem ser percebidos no café biológico. Assim, precisa continuar esse trabalho que tem vindo a desenvolver, melhorando algumas componentes e ajustando-o, procurando corresponder cada vez mais e melhor às necessidades e às avaliações da satisfação dos seus clientes; Abstract: The Monte Café region, which was prominent in coffee production in the late 19th century, has since regressed until it was relaunched in 2010, with the creation of CECAFEB STP, as a result of the structuring and grouping of 6 associations of small coffee producers. coffee, within the framework of partnership between the Santomense Government, PAPAFPA / IFAD, AFD and Malongo Society. Currently with 510 certified organic and fair trade coffee growers, CECAFEB STP, despite its strategy of financial self-sufficiency and its commitment to high value-added products, such as roasted coffee, still faces production. of low volume and with difficulties of supply and knowledge of the market, reason why, objective of the study was to make a market study of the organic coffee with the selling and non-selling establishments of this coffee, in Sao Tome and Principe. The adopted methodology, of mixed nature (qualitative and quantitative), was developed in two stages, one of exploratory research and the other of conclusive-descriptive research, based on observation and data collection by interview and the survey method, through a structured, purpose-built questionnaire applied to the universe of current and potential customers of the CECAFEB STP cooperative in São Tomé and the Autonomous Region of Príncipe. The results, in addition to allowing to know the value chain of organic coffee and identify potential customers of this product, show lack of knowledge of organic coffee, brand and CECAFEB STP as the main reasons for not buying, although they may come to consider this possibility in the future. Also the choice of the coffee supplier is an essential determinant of consumption, for which the contact made by CECAFEB STP, as well as reasons related to the coffee quality (taste, aroma and degree of grinding), the price, the proposal made and the Compliance with quality deadlines and requirements, consistent quality, customer relationships and market supply planning in order to ensure the satisfaction of concentrated tourist demand, contribute greatly. Similarly, certification of coffee as organic, justified by ensuring product conformity and quality, increasing brand value while preserving the environment and meeting consumer demand with preferences for this mode of production, is an attribute. valued in the purchase and consumption of coffee. Although CECAFEB STP and its organic coffee brand have a positive and reliable image among some establishments, especially those with which they relate, not only are these small in number, but this image cannot be considered consistent with quality and quality. the benefits that should be realized in organic coffee. Thus, it needs to continue this work that it has been developing, improving some components and adjusting it, trying to match more and better the needs and the evaluations of the satisfaction of its customers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26059
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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