Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24923

Title: Entre a Matemática e a Filosofia: educar o raciocinar em busca da compreensão
Authors: Canavarro, Ana Paula
Editors: Duarte, Irene
Keywords: Ensino da Matematica
Filosofia
raciocinio
compreensão
Issue Date: 2018
Publisher: Húmus
Citation: Canavarro, A. P. (2018). Entre a Matemática e a Filosofia: educar o raciocinar em busca da compreensão. In I. Borges-Duarte (Org.), Fios de memória, liber amicorum para fernanda henriques (pp. 59-73). V. N. Famalicão: Humus.
Abstract: Vivenciar uma experiência matemática genuína que faz justiça à natureza da ciência como ela é; • Educar o raciocínio, com base em normas, em busca da compreensão; • Desenvolver predisposição positiva em relação à Matemática; • Assumir um papel com valor na construção coletiva, com participação de ideias próprias num discurso partilhado; • Sentir -se incluído com espaço para praticar formas de pensar diferenciadas da do professor e/ou colegas e usando as representações que melhor se adequam ao seu raciocínio e apoiam a sua comunicação • Desenvolver uma competência matemática que contribui para a formação de um perfil adequado aos desafios que se perspetivam para o século XXI. Desta síntese, destaco duas ideias fundamentais da experiência matemática em sala de aula: • O exercício normativo da racionalidade em busca da compreensão e do sentido das coisas (matemáticas). • O modo de estar interrogativo e reflexivo, em que todos podem participar e ver legitimados os seus raciocínios (matemáticos) através do discurso partilhado. E, sem querer arriscar deambulações sobre a Filosofia, não serão estas duas ideias o essencial da experiência filosófica?
URI: http://hdl.handle.net/10174/24923
ISBN: 978-989-755-384-4
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fios de Memória livro Canavarro 2018.pdf370.67 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois