Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24519

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desenvolvimento e aquisição de competências orais e de oracia no 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar
Authors: Sousa, Pedro Miguel Carrapiço Quaresma
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Keywords: Oralidade
Oracia
Dialógica
Discurso
Regulação de práticas
Orality
Oracia
Dialogical
Remedy
Regulation of practices
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, e pretende espelhar o processo e resultado da investigação efetuada em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico(CEB) e em educação Pré-Escolar, como reflexão fundamental na aquisição de conhecimentos e competências indispensáveis como futuros professores/educadores. Esta investigação centra-se na tentativa de compreender como poderia contribuir de forma positiva, significativa e ao mesmo tempo sistemática e metódica, na aquisição e desenvolvimento de competências orais e de oracia em crianças do 1º CEB e Pré-Escolar, respetivamente. Centrei-me portanto em compreender o porquê- porquê apostar numa prática pedagógica centrada numa visão dialógica de ensino-aprendizagem e que promova melhores níveis de oralidade e oracia?; o quando- quando é o momento apropriado para valorizar tais aprendizagens, quando promove-las e que circunstâncias?; e o como: como regular as minhas práticas de modo a ver valorizadas estas práticas e traduzidas em melhores níveis de oralidade, de modo consciente e sistemático, e com que ferramentas?. Vetorizado por questões centrais, pretendi com este relatório denotar o meu processo de aprendizagem, cimentado em pressupostos teóricos que enriqueceram a minha compreensão destas questões. Pretendo ainda neste Relatório denotar as conclusões por mim aferidas, dando a conhecer por fim a forma como de facto regulei as minhas práticas, num processo co-construido com cada criança da turma/grupo, em que vi aumentado o tempo, qualidade, e meios em que os vários discursos se foram construindo, de modo a resultarem em efetivas aprendizagens significativas para as crianças visadas neste Relatório de Práticas; Abstract: This Report was developed within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice, and intends to function as a mirror of the process and results of the research carried out in the context of the Elementary School and in Pre-School, as a fundamental reflection on the acquisition of knowledge and skills as future teachers / educators. This research focuses on the attempt to understand how I could contribute positively, meaningfully and systematically and methodically, in the acquisition and development of oral skills and oracia in children in Elementary School and Pre-school, respectively. So I focused on understanding why - why bet on a pedagogical practice centered on a dialogic vision of teaching and learning wich promote better levels of orality and oracia ?; when-when is the appropriate time to value such learnings, when to promote them, and under what circumstances ?; and how: how to regulate my practices in order to see these practices valued and translated into better levels of orality, consciously and systematically, and with what tools? Vectored for central issues, I intended with this report to denote my learning process, grounded in theoretical assumptions that enriched my understanding of these issues. In this Report, I intend to denote the conclusions I have made, and to show how I have actually regulated my practices, in a process co-constructed with each child in the class / group, in which I have seen increased time, quality and means in which the various discourses were constructed, in order to result in effective meaningful learning for the children referred to in this Practice Report.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24519
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educação_Pré_escolar_e_Ensino_do_1º_Ciclo_do_Ensino_Básico-Pedro_Miguel_Carrapiço_Quaresma_Sousa-Prática_de_ensino_supervisionada....pdf7.44 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois