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Title: Perspectivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará, Brasil. Estudo em busca de indicadores para um quadro referencial de avaliação, através da percepção dos professores
Authors: Silva, Izabel
Fialho, Isabel
Editors: Correia, Luís
Leão, Ruth
Poças, Sara
Keywords: avaliação docente
quadro de referência
indicadores
Brasil
Issue Date: 2017
Publisher: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas
Citation: Silva, I & Fialho, I. (2017). Perspectivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará, Brasil. Estudo em busca de indicadores para um quadro referencial de avaliação, através da percepção dos professores. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Orgs.). O Tempo dos Professores, (pp.257-266) Porto: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas [ISBN: 978-989-8471-26-0]
Abstract: A Lei 7.442 de 02 de julho de 2010, Plano de Cargos, Salário e Remuneração do Ensino Básico do Estado do Pará, (PARÁ, 2010), determina a necessidade de efetivar a avaliação do desempenho funcional dos professores do Estado. Entre o que se encontra assim estabelecido pelo normativo e a realidade, existe, contudo, grande descontinuidade, uma vez que na prática se verifica a inexistência de avaliação de desempenho docente. Atualmente, o processo de avaliação docente do ensino público, em particular no Estado do Pará, é desadequado, pois não estimula mudanças nas práticas nem promove a qualidade, além de não desenvolver neste profissional “a capacidade para uma ação responsável e autónoma.” (Estrela & Nóvoa, 1999, p. 100). O professor necessita de flexibilidade para idealizar e agir diante do profissionalismo pósmoderno, com um olhar apurado sobre o desenvolvimento do aluno e, sobretudo, do seu próprio desenvolvimento. (Alarcão, 2003; Day, 2001). Este estudo parte da problemática educacional no Estado do Pará, no que diz respeito a não existência de um sistema avaliativo de professores, devido a não efetivação da Lei 7.442 de 02 de julho de 2010, Plano de Cargos, Salário e Remuneração do Ensino Básico do Estado que determina a efetivação desta proposta e pautase na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – TALIS) (OCDE, 2014), referente ao trabalho docente realizada em 33 países, inclusive o Brasil. O projeto que dá corpo a investigação, parte da necessidade de perceber quais os indicadores valorizados para o processo de avaliação, visando derivar contributos para a construção de um referencial de avaliação de desempenho no Estado do Pará, Brasil, ancorado nas percepções dos professores.
URI: https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
978-989-8471-26-0
http://hdl.handle.net/10174/23057
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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