Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21611

Title: Avaliação de tecnologias na monitorização do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem
Authors: Serrano, João
Shahidian, S.
Marques da Silva, J.
Machado, E.
Carvalho, M.
Keywords: ecossistema de montado
composição florística
sensor óptico activo
sonda de capacitância
Issue Date: Sep-2017
Citation: Serrano, João; Shahidia, Shakib; Marques da Silva, José Rafael; Machado, Eliana; Carvalho, Mário (2017). Avaliação de tecnologias na monitorização do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem. In: Livro de resumos do IX Congresso Ibérico de Agroengenharia, Instituto Politécnico de Bragança, 4-6 Setembro de 2017, p. 141.
Abstract: Este estudo foi realizado numa parcela de pastagem de 2,3 ha, sob montado de azinho (Quercus ilex ssp. rotundifolia Lam.), situada na Herdade da Mitra. Foram seleccionadas seis árvores tendo-se georreferenciado quatro pontos de amostragem em cada árvore (dois fora da copa e dois debaixo da copa). Em cada ponto de amostragem e em cinco momentos ao longo do ciclo vegetativo da pastagem (Dezembro de 2015, Março, Abril, Maio e Junho de 2016) realizou-se a monitorização dos índices de vegetação (NDVI), da capacitância, da produtividade (matéria verde e matéria seca por hectare), da qualidade da pastagem (cinzas totais, proteína bruta e fibra) e da composição florística. Os resultados obtidos mostraram que a produtividade da pastagem foi mais elevada fora da copa das árvores enquanto os teores de proteína bruta foram mais elevados debaixo da copa das árvores. A sombra originou diferenças significativas ao nível da composição florística o que, associado ao retardar da evolução do ciclo vegetativo contribuiu para maior qualidade da pastagem em cada momento de amostragem. As medições do NDVI e da capacitância revelaram correlações significativas com a produtividade da pastagem e com alguns parâmetros de qualidade. Estes resultados mostram que a incorporação de tecnologias de monitorização expedita da pastagem apresenta potencial para apoio à tomada de decisão do gestor agrícola, nomeadamente, em termos de fertilização/correcção do solo, do levantamento/preservação da biodiversidade de espécies botânicas, adensamento dos povoamentos arbóreos ou cálculos de encabeçamentos animais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21611
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
ICAAM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
JS_Artigo_2_AgroEng2017_Sensores_Produtiv_Qualid_pastagem.….pdf232.41 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois