Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21023

Title: O papel dos avós nas famílias monoparentais de enfermeiros
Authors: Calado, Helena Conceição Lagoa
Advisors: Mendes, Felismina Rosa Parreira
Keywords: Família monoparental
Relacionamento inter-geracional
O papel dos avós
Single-parent family
Intergenerational relationship
The role of grandparents
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho surge em primeiro lugar, da minha convicção de que cada vez mais olhamos sem vermos e ouvimos sem escutar. Depois, da minha crença de que o futuro da família está na transmissão transgeracional da sua história, tomada presente pelos avós, agora ainda mais importantes perante a chamada crise da família e da conjugalidade. Em muitas famílias é visível a passagem, de geração para geração, de modelos de relacionamento interpessoal e de vivencias emocionais que constituem um padrão característico. No entanto, a fragmentação de muitas famílias causadas pelo crescente número de divórcios pode contribuir para o enfraquecimento de transmissão de valores e crenças através de gerações. O objectivo deste trabalho é demonstrar que os avós permitem a continuidade da família e são os garantes dos valores familiares que asseguram o futuro. Procurei demonstrar, ao contrário da voz corrente, os avós são os grandes educadores da actualidade, nas famílias monoparentais. Presentes em muitos momentos decisivos da vida das crianças e adolescentes, desempenham um importante papel de ajuda aos pais, mas são também os reservatórios da família ao longo das gerações. Na actual discussão sobre a parentalidade, essa competência para ser pai e mãe que tanto mobiliza o debate educativo, os avós são os grandes esquecidos. Apresentados como reformados, ultrapassados ou doentes, são referidos dispensáveis para a família, ou mostrados como alguém que deseduca, porque satisfazem todas as vontades dos netos, enchendo-os de perigosas gratificações. E, no entanto, os pais cada vez recorrem mais aos avós, quer como suporte afectivo, quer como ajuda financeira em muitas situações do quotidiano familiar. No entanto, o papel desempenhado pelos avós neste conjunto de interacções raramente foi alvo de análise sistemática, pelo que esta é uma das primeiras razões porque tomei este objecto de análise. Quer as crescentes transformações que têm alterado significativamente o quotidiano da vida familiar, e a falta de equipamentos sociais públicos dedicados à ocupação das crianças fora do tempo escolar e durante o período laboral dos pais, aliados à falta de recursos económicos, levou-me a questionar o papel dos avós como um recurso na "guarda das crianças", nas famílias monoparentais. Neste trabalho procurei fazer um estudo sobre as novas formas de família, mais especificamente as famílias monoparentais. Tentei identificar as suas formas de funcionamento e avaliar a sua eficácia no processo educativo das crianças, assim como identificar qual o papel dos avós nas famílias monoparentais. Procurei ainda, saber um pouco mais acerca desta temática, que até aqui tem sido pouco explorada. - ABSTRACT: It is my belief that more often than not we look without seeing and we hear without listening. I also believe that the future of the family lies in the transmission of its history across generations by grandparents. Grandparents that keep playing a determinant role in the so called family and conjugality crisis. These are the main reasons why I decided to carry out this study. Many families have been influenced by transgenerational patterns of interpersonal relationships and of emotional experiences. However, the transmission of values and beliefs can be weakened as a result of family fragmentation due to a high incidence of divorce. This work aims at showing the vital role played by grandparents both in the preservation of family values and in their transmission to future generations. I tried to prove that, contrary to what is commonly stated, grandparents are now the significant educators in single-parent families. Present in many decisive moments of their grandchildren's lives, grandparents are an asset to the family, helping to raise their grandchildren and being the "reservoirs" of family memories across the generations. ln today's debate on parenthood, those parenting skills that underlie the educational debate, grandparents are the great forgotten, though. Normally regarded as retired, old-fashioned, or sick persons, they are also seen either as an irrelevant part of the family's life or as people who spoil their grandchildren. However, grandparents are more and more requested to provide emotional and financial support to their families. The role played by grandparents in this set of interactions has not been the object of a systematic analysis. This is the reason why I have chosen to carry out some research on this subject. The growing changes that significantly affect the family, the lack of public social facilities to cater for children's day care needs or to provide them with extra-curricular activities during holidays or while their parents work, together with the economic difficulties faced by some of them, made me question the role of grandparents as a resource for children's care in single-parent families. This work aims at studying the new types of family, more specifically single-parent families. I tried to identify their ways of living and to evaluate their effectiveness in the children's educational process. I have also tried to determine the role of grandparents in single-parent families.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21023
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Helena Conceição Lagoa Calado - Tese de Mestrado - 186 448.pdf14.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois