|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20831
|
Title: | Factores de receptividade do sistema de avaliação do desempenho docente: um estudo com professores de inglês |
Authors: | Gamero, Maria Manuela Bico Rosa |
Advisors: | Neto, António |
Keywords: | Sistema de avaliação Desempenho docente Factores de receptividade Desenvolvimento pessoal e profissional Evaluation system Teacher performance Receptivity factors Personal and professional development |
Issue Date: | Dec-2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Numa sociedade cuja ênfase é o conhecimento, o sistema educativo toma-se mais exigente para com os seus educadores. Para incrementar a qualidade das aprendizagens e do ensino e proporcionar aos docentes um desenvolvimento pessoal e profissional adequado, assiste-se à valorização da avaliação no âmbito das políticas educativas, em especial a avaliação do desempenho docente. A presente investigação procura estabelecer, no actual contexto educativo, de acordo com a análise dos normativos legais, os factores de receptividade do sistema de avaliação do desempenho docente. A literatura indica-nos uma estreita articulação entre avaliação de desempenho e o desenvolvimento profissional dos professores, por isso, o presente estudo analisa o modelo de avaliação em vigor em função desta dualidade. Para conhecer as percepções dos professores sobre os diversos aspectos da avaliação docente associada ao modelo em vigor, seguimos neste estudo exploratório a opção metodológica - Questionário - possibilita uma análise detalhada dos resultados obtidos através do instrumento de recolha de dados. Os resultados permitiram conhecer melhor o modelo de avaliação, o grau de conhecimento dos docentes sobre o modelo, bem como a sua receptividade face à avaliação proposta no modelo. As exposições dos professores sobre os objectivos, finalidades, métodos, processos e avaliadores envolvidos na avaliação de desempenho docente possibilitaram, ainda, percepcionar o desenvolvimento do tema com a evolução recente nas escolas e na sociedade. Essas perspectivas denotam a necessidade de maior autonomia e participação dos professores neste processo, para que se possa articular a avaliação de desempenho com o seu desenvolvimento pessoal e profissional para que se possa colaborar para o desenvolvimento dos alunos e da própria escola como comunidade educativa. - ABSTRACT: ln a society in that the emphasis is put on the knowledge, the educational system is becoming more and more demanding to their teachers. To achieve better results from our students, to improve teaching quality and to provide teachers with a demanding personal and professional development there has been an enhancement of assessment in the educational policies, the assessment of teacher performance. The present study tries to determine, in the current educational context, starting from the analysis of the legislation, the receptivity factors to the evaluation model. The literature indicates that there is a link between the teacher evaluation and professional development, that's why the present study aimed at knowing the models well as the teacher's representations and the degree of the teacher's adherence to it. Due to the nature of the study, a quantitative methodology was selected. A detailed analysis of the results was thus possible through the instrument used for the collection of data- the questionnaire. The representations of teachers on the aim, purpose, methods and evaluators involved in teacher evaluation, also revealed the evolution because of the recent changes in our schools as well as in our society. This evolution not only means a need for more teacher autonomy, but also a stronger participation in the evaluation process. It a near future, teachers' evaluation will provide teachers the opportunity to articulate their performance with their personal and professional development and therefore contribute for the improvement of students' learning skills as well as for the school as a community. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20831 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|