Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20728

Title: O anacronismo no ensino de filosofia : rupturas e continuidades do processo de avaliação formativa de escolas da rede de ensino estadual do Amapá
Authors: Barbosa, Euzene Mendonça
Advisors: Dias, José Manuel de Barros
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A finalidade desta pesquisa é analisar, em que medida, um processo de avaliação formativa, pautado na participação efetiva do aluno pode contribuir para um processo reflexivo do aluno - sobre sua própria aprendizagem, e do professor - sobre sua postura pedagógica no ensino de Filosofia e suas diferentes concepções, desenvolvido por quatro (4) professores de oito (8) turmas de 1° Ano do Curso Básico do Nível Médio de (4) quatro Escolas Estaduais da rede de ensino público de Macapá­ Amapá, como segue: Alexandre Vaz Tavares, Benigna Moreira de Souza, Colégio Amapaense e Raimunda dos Passos. Os participantes envolvidos no estudo serão os Coordenadores Pedagógicos, professores da disciplina de Filosofia e seus alunos, que serão considerados elementos focais do estudo. A pesquisadora poderá intervir a fim de edificar seus conhecimentos a cerca do seu próprio conhecimento. No que tange a fundamentação teórica para embasar a pesquisa, que deve considerar o conhecimento e as práticas avaliativas dos professores, postura do Coordenador Pedagógico, a visão reflexiva dos alunos e da pesquisadora nos valeremos das contribuições de Alves (2002); Beherens (2005); Christov (2004); Dias (2004); Morrow e Torres (1997); Perrenoud (1999); Gentili (2001); Kechikian (1993); Saul (2006), Oliveira (2006); entre outros. A pesquisa será de cunho etnográfico por trabalhar com técnicas de pesquisa qualitativas. Para os resultados, espera-se concluir as considerações sobre a importância da prática pedagógica do professor no processo de avaliação formativa no ensino de Filosofia, bem como os pilares que contribuem para essa prática como: a formação, a interação e a reflexão. ABSTRACT: Inhaling this research is to examine to what extent a formative evaluation process, based on the effective participation of the student can contribute to a reflexive process of the student - on its own learning, and teacher - about their posture pedagogical in the teaching of Philosophy and its different concepts developed by four professors :from eight classes of first-year basic average of four state schools in the public schools of Macapá-Amapá, as follows: Alexandre Vaz Tavares, Benigna Moreira de Souza, Amapaense School and Raimunda dos Passos. Participants in the study will be the Pedagogical Coordinators, professors of Philosophy and his students, who are considered focal elements of the study. The researcher may intervene in order to build their knowledge about their own knowledge. Regarding the theoretical foundation to base your search, should be consider the knowledge and assessment practices of teachers, the Pedagogical Coordinator position, vision reflective of the students and researcher, us avail ourselves of the contributions: Alves (2002); Beherens (2005); Cristov (2004); Dias (2004); Morrow and Torres (1997), Perrenoud (1999); Gentili (2001); Kechikian (1993); Saul (2006), Oliveira; among others. The research will be ethnographic techniques for working with qualitative research. For the results, expected to conclude the consideration of the importance of practice pedagogical teacher in the process of formative assessment in teaching Philosophy, and the pillars that contribute to this practice as: training, interaction and reflection.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20728
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Euzene Mendonça Barbosa - Tese de Mestrado - 185 706.pdf28.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois