Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20727

Title: Formas e instrumentos de avalição da aprendizagem: um estudo na Escola Esther da Silva Virgolino
Authors: Santos, Jovelina Barros dos
Advisors: Cid, Marília
Keywords: Formas de avaliação
Instrumentos de avaliação
Avaliação da aprendizagem
Professores
Forms of evaluation
Instruments of evaluation
Evaluation of the learning
Teachers
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As mudanças que ocorrem na Educação se fazem necessárias. em virtude de toda transformação social. Precisamos cada vez mais estar conectados com as mudanças amais da área em que atuamos para melhor crescimento individual, interpessoal e profissional. Dentro dessa perspectiva o presente estudo teve como objectivo geral: investigar as formas e instrumentos de avaliação desenvolvidos pelos professores do 3° ano, do ensino médio da escola estadual Ester da Silva Virgolino; e como objectivos específicos: pesquisar a importância das Formas e Instrumentos de Avaliação na aprendizagem dos alunos da referida escola, assim como identificar quais as principais formas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores dentro das suas metodologias de ensino e sua influência na aprendizagem dos alunos; conhecer o perfil das modalidades avaliativas usadas pelos professores no processo de Avaliação da Aprendizagem dos docentes acima mencionados; e, por fim, analisar a concepção de Avaliação de Aprendizagem dos educadores e coordenadores daquela instituição de ensino. Partimos da convicção que o uso das Formas e Instrumentos de Avaliação quando bem utilizada é uma poderosa ferramenta de transformação em uma educação de qualidade. Nesse sentido foi feita a pesquisa com abordagem de Estudo de Caso, analisando a referida escola e abarcando cinquenta e oito sujeitos, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, a nove professores, três coordenadores pedagógicos, um de cada turno e por último aplicaram-se questionários a quarenta e cinco alunos, também dos três turnos distintos. A intenção foi realizar um trabalho investigativo com vista a traçar a priori o perfil da Escola. Quanto à aplicação dos inquéritos, estes visavam conhecer de forma clara a aplicabilidade dessas ferramentas pelos professores nas suas práticas. Além disso, foi realizada a observação direta e investigação documental, cuja necessidade partiu do fato de se colher algumas informações inerentes a pesquisa, disponíveis no acervo da secretaria da referida instituição. Dada como concluída a pesquisa, ficou favorável perceber que, apesar das dificuldades iminentes daquela instituição de ensino, muito comuns em outras instituições do nosso país, os professores, que ministram aulas para turmas do 3.o ano, que tivemos oportunidade de entrevistar estão ávidos por mudanças em suas práticas avaliativas, no sentido de estimular o aluno a investigar, pensar e refletir sobre sua realidade cotidiana. Todavia, eles têm a consciência que ainda falta muito para se chegar a um modelo ideal de avaliação, é preciso avançar, empenhar-se, estudar e principalmente se comprometer com a causa, para atingir uma prática que atenda de fato as necessidades dos alunos na sua amplitude e contribua para reflexão crítica de todos os envolvidos no processo escolar. ABSTRACT: The changes which have happened to in education are necessary because of all social transformation. We must be connected to the current changes in the field in which we work to develop a better individual, interpersonal and professional growth. From this perspective, the present study had the following overall objective: to investigate the importance of Forms and Tools of Evaluation developed by the teachers of the third year from Esther da Silva Virgolino public high school. It also had the following specific objectives: to investigate the importance of the Forms and Instruments of Evaluation on the learning of the students of that high school as well as to identify the main forms and tools of evaluation used by the teachers in their teaching methods; to know the profile of the evaluation procedures used by the teachers during the process of the Evaluation of the Learning of the teachers mentioned above, and, finally, to examine the concept of Evaluation of Learning of the educators and coordinators of that public high school. We share the conviction that the use of Forms and Tools of Evaluation when used well is a powerful instrument for transformation in an education of quality. Therefore, the research was done with an approach of Study of Case, analyzing the aforementioned school and covering 58 people. Nine teachers, three educational coordinators, (one for each shift) and 45 students (one for each shift, too) were interviewed. The objective was to carry out investigative work so as to draw a priori profile of the High School. The application of surveys intended to really know the applicability of the tools used by the teachers in their work. ln addition, a direct observation and a documental research were carried out to collect some information about the research available in the secretary of the school. Once finished the research, it was found out that in spite of the difficulties of the high school (which are common in the other schools of the country), the teachers who teach for the third years whom we could interview have been looking forward to changes in their evaluation procedures so that they can encourage the students to investigate, think and reflect on their lives. However, the teachers know that they have to study and work hard to reach and ideal king of evaluation. They have specially to commit themselves to the cause so as to achieve a practice which actually meets the needs of the students and helps in critical reflection of all those involved m this education process.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20727
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Jovelina Barros dos Santos - Tese de Mestrado - 185 708.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois