Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19753

Title: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES PORTUGUESAS DE FIGUEIRA-DA-ÍNDIA Opuntia ficus-indica (L.) Mill
Authors: gazarini, l.c.
reis, c.m.g
ribeiro, m.m
Keywords: figueira-da-índia
ecótipos portugueses
biomassa
modelos lineares
Issue Date: 2014
Publisher: Jornadas Ibéricas da Figueira-da-índia 17-18 outubro 2014, Idanha-a-Nova
Citation: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES PORTUGUESAS DE FIGUEIRA-DA-ÍNDIA Opuntia ficus-indica (L.) Mill (Caracterización y evaluación de las poblaciones portuguesas de chumbera Opuntia ficus-indica (L.) Mill) Carlos M. G. Reis, Maria Margarida Ribeiro1, e Luiz Carlos Gazarini.p24-26. Livro de Resumos da Jornadas Ibéricas da Figueira-da-índia, Idanha-a-Nova, 2014.
Abstract: A figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica (L.) Mill.) é uma espécie com interesse para alimentação humana e animal, particularmente em áreas geográficas onde a disponibilidade de água é um fator limitante na atividade agrícola. Sendo considerada uma planta forrageira alternativa, pode produzir mais de 10 toneladas de matéria seca por hectare e, em condições limitantes de disponibilidade hídrica, supera as plantas C4 e C3 (Andrade-Montemayor et al., 2011). Acrescem ainda outras utilizações como sejam o controlo de erosão de solos, a constituição de barreiras anti-incêndio e a produção de biogás (Jigar et al., 2011, Sánchez et al., 2012). No contexto atual em que, por parte de alguns agricultores, renasceu o interesse por esta espécie, consideramos ser importante a caracterização e avaliação biométrica de populações portuguesas de O. ficus-indica e a sua comparação com variedades melhoradas, quer com o objetivo da produção de fruto para alimentação humana, quer como planta forrageira. Em maio de 2012 foram plantados, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (39º 49' 17.00''N; 7º 27' 41.00''W), num solo de baixa aptidão agrícola, cladódios de dezasseis populações portuguesas de O. ficus-indica, provenientes de diferentes locais e duas variedades italianas (Gialla e Bianca).
URI: http://hdl.handle.net/10174/19753
Type: lecture
Appears in Collections:ICAAM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
BIO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES PORTUGUESAS DE FIGUEIRA-DA-ÍNDIA Opuntia ficus-indica (L.) Mill.odt10.74 kBOpenDocument TextView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois