|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18739
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promoção de sustentabilidade em educação de infância |
Authors: | Teixeira, Maria Helena Candeias Cabaço |
Advisors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | Sustentabilidade Educação de infância Literacia ambiental Escala ERS-SDEC Eco Escola Mudança Sustainability Early childhood education Environmental literacy ERS-SDEC scale Ecp-school Change |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) visa descrever e
explicitar o trabalho desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino
Supervisionada em Creche e em Jardim-de-Infância do Mestrado em Educação Pré-escolar da
Universidade de Évora, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, económica,
cultural e social, nestes dois contextos.
Tendo como ponto de partida o interesse pessoal pela temática que considero
fundamental ser promovida e trabalhada precocemente (em creche e jardim de infância), com
vista ao desenvolvimento de uma literacia ambiental, acresceu a constatação de práticas de
sustentabilidade ambiental, económica cultural e social pouco consolidadas na instituição onde
decorreu a PES.
O recurso à escala ERS-SDEC, num processo de investigação ação, onde a análise,
reflexão e avaliação conduziu a um planeamento intencional e a uma ação educativa que
envolveu crianças, famílias, equipa educativa e comunidade, promovendo aprendizagens e
produzindo mudanças ao nível da adoção de hábitos e práticas mais sustentáveis.
Foram essenciais para a concretização dos objetivos da PES, a inscrição da instituição
no Programa Eco Escolas, os princípios pedagógicos do Movimento da Escola Moderna e as
Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) aims to describe and explain the
work carried out within the framework of the courses Supervised Teaching Practice in Creche
and Preschool of the Masters degree in Preschool Education of the University of Évora, in order
to promote environmental, economic, cultural and social sustainability in these two contexts.
The starting point was my personal interest on the theme, which I consider fundamental
promoting early on (in creche and Preschool), to develop an environmental literacy, as well
as the realization that environmental sustainability practices were poorly consolidated in the
institution where I developed the STP.
The use of the ERS-SDEC scale, in a process of research-action, where the analysis,
reflection and evaluation led to an intentional planning and an educational activity involving
children, families, educational staff and community, promoting learning, changing habits and
developing more sustainable practices.
It was essential the enrollment in the Eco-Schools Program, the adoption of the pedagogic
principles of the Modern School Movement and of the Portuguese Curricular Guidelines
for Preschool Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18739 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|