|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16494
|
Title: | Expectativas e representações sobre as profissões de artista plástico e de professor de educação artística: o caso dos formandos das escolas nacionais de artes plásticas, de dança, música e teatro em Luanda |
Authors: | Baptista, Mariquinhas das Dores |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Expectativas Representação social Artista plástico Educação artística Professor de educação artística Expetations Social representation Artist Teacher of art education Art education |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Toda a formação deve ser orientada no sentido de desenvolver competências
pessoais e profissionais que permitam ao formando reflectir sobre as opções a tomar.
Na realidade angolana, a escolha da profissão tem provocado nos formandos um
sentimento de ambiguidade, por se tratar de uma possibilidade de entrar no mercado
formal de trabalho ou de se tornarem mais um grupo de formandos a desenvolver
atividades nas quais nem sempre colocam em prática os conhecimentos apreendidos.
Como o evidencia a literatura, nas últimas décadas as profissões de artista plástico e de
professor de educação artística parece terem sido submetidas a um processo contínuo de
desvalorização, não só devido aos baixos salários que esta classe de profissionais aufere, mas
sobretudo devido à desprofissionalizacão e à precarização de seu trabalho.
A dissertação que se apresenta resulta de um estudo efetuado nas quatro
escolas de formação artística de Luanda, tendo como questão central as
expectativas e as representações sociais dos formandos sobre as profissões de
artista plástico e de professor de educação artística.
Os dados do estudo foram obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas
ao último grupo de formandos antes do encerramento das referidas escolas.
A análise dos dados, realizada através da constituição de categorias e subcategorias,
revelou que os formandos atribuíam a falta de condições ao longo da formação como a causa
principal da mudança das suas expectativas e das suas representações sobre o exercício das
profissões de artista plástico e de professor de educação artística; ABSTRACT:
Expectations and representations about the professions plastic artist and
professor of art education: the case of trainees of National Schools of
Visual Arts, Music, Dance and Theater in Luanda
All training/education for must be guided to develop personal and professional
skills to enable the learner to reflect on the choices for a professional careers made.
In the Angolan reality, choosing a profession can many time give rise to
feeling of ambiguity to the graduates, as they have to get into the employment
market, or to be part of a group of graduates that end not exercising they acquired
knowledge from their respective university degrees.
According to Borges and Delicado (2010) and Perrenoud (2002) in recent
decades the pursuit of professions artist and professor of art education seems to
have undergone a continuous process of devaluation, not only because of low
wages that this class of professionals earns, but mainly due to nonprofessionalization
and precariousness of their work.
The dissertation we present is a results of a case study carried out in four schools of
artistic training in Luanda, with the central question the expectations and social
representations of the trainees of professions artist and professor of art education.
The results of the study were obtained through a questionnaire by
interviewing the last group of trainees before closure of those schools.
The analysis and processing of the results, carried out through the creation of
categories and subcategories revealed that students attributed the lack of conditions
over training as the main cause of the change in their expectations and their
representations on exercise professions of artist and professor of art education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16494 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|