Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16452

Title: Estranheza entre dois mundos: o mundo da escola e o mundo da vida: Fundamentos de um ensino inclusivo: um estudo de caso
Authors: Corga, Fátima Ramos
Advisors: Amaro, Rogério Roque
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Embora não possamos afirmar que em Portugal a oferta educativa se apresenta apenas aos destinatários da grande Lisboa e do grande Porto, na verdade é que, com menos visibilidade na tomada de decisões politicas, os pequenos centros e meios rurais - nas suas múltiplas especificidades - apresentam problemas que se observados permanentemente nos dariam conta do que se poderá chamar de «catástrofe educativa». Se nos anos sessenta e mesmo setenta se poderia falar de “inviabilidade económica e social destes meios”, os movimentos localizados de agricultores dos países centrais conseguiram impor, junto das comunidades europeias, uma outra perspetiva de desenvolvimento em que agora o nosso pai se insere. A desertificação fica mais cara ecológica e socialmente do que apostar na manutenção e reinstalação humana nas zonas rurais ditas deprimidas. Trata-se de, em quadros de desenvolvimento endógeno, transformar estrangulamentos em potencialidades, oferecer qualidade ambiental e cultura local. Â aldeia mais isolada é oferecida meios de globalização como contra partida da defesa da sua localização. «Contudo, a globalização tem o seu reverso, está na origem do aparecimento de novas formas de manifestação do fenómeno da pobreza, visíveis até nas economias mais desenvolvidas». Esta nova pobreza não se cinge à escassez de recursos materiais, podendo traduzir-se pela não participação no padrão da vida dominante devido a fatores como a escolaridade, a idade, a falta de afetos, o domínio das novas tecnologias. (A Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social: 2003). Até aqui a consciência desta situação tem sido ténue, apenas visibilizada em embrionários movimentos de defesa e combate à exclusão social. A Escola, estrutura fortemente centralizada, determinante na vida das crianças e jovens não pode ser menosprezada. Acreditamos que é possível mudar, localizar a educação, torná-la de “mal menor” em bem maior. Esta pesquisa consiste num estudo de caso, onde se analisam as práticas e estratégias educativas aplicadas numa Escola do Ensino Básico do Concelho de Beja, no combate à exclusão escolar. Pretende a autora fornecer algumas pistas para ajudar os professores a melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. O conceito de escola inclusiva e perspetivas de inclusão. /ABSTRACT - Although one cannot state that educational offer in Portugal is only available for the receivers in the cities of Lisbon and Porto, the truth is that, having less insight when making political decisions, the small towns and rural areas - in their multiple specificness present problems that if permanently observed, would prove what could be appointed as “educational calamity lf in the sixties, and even in the seventies you could speak of economic and social impracticability of those areas, the farmers local movement in central countries were able to impose upon the European Communities, another perspective of development in which our country is now getting set in Desertification proves to be more expensive, both ecologically and socially, than keeping and settling people in the so called depressed rural areas. ltis all about changing depressed areas into great housing centres, as well as offering environmental quality and local culture. The most isolated village is given means of globalization as a compensation for its localization. “However, globalization has its reverse side, being responsible for the appearance of new ways of displaying the poverty phenomenon, visible even in the most developed economies. This new poverty does not restrict itself to the scarcity of material resources, it can also be related to the fact that it does not take part in the dominant standard of living due to schooling, age, lack of affection sand the domain of new technologies (Fight Against Poverty and SocialExclusion:2003). So far, there has been little awareness of such situation, which has only been observed in starting movements of defense against social exclusion. School, a strongly centralized structure, indispensable in the life of children and young people, cannot be underestimated. We believe that it is possible to change, to assign education to a particular place, to change it from minor misery into major benefit. This research consists of a casual study in which the educational practice and strategies applied to a basic education school (secondary school) in the subdivision of Baja’s district are being compared, in the fight against educational exclusion. The author's aim is to provide a few clues so as to help teachers improve their teaching-learning process, the concept of inclusive education and perspective of inclusion, “
URI: http://hdl.handle.net/10174/16452
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fátima Ramos Corga - Tese de Mestrado - 164 740.pdf12.33 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois