Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16090

Title: A atitude diagnóstica no ensino profissional e a técnica do espelhamento enquanto instrumentos de desenvolvimento humano
Authors: Leandro, Daniela Indago
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Keywords: Dia gnóstico de necessidades educativas e formativas
Desenvolvimento humano
Transversalidade educativa e relacional
Investigacion-action/training
Diagnosis of educational and training needs
Human development
Educative and reactionary transversality
Issue Date: Jan-2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação encontra-se inserida no domínio científico das Ciências da Educação, na área específica da Análise da Acção Educativa. O trabalho empírico decorreu numa Escola Profissional do distrito de Beja e foi desenvolvido por alunos do Curso Técnico de Auxiliares de Infância. Pretendeu-se estudar a prática do diagnóstico de necessidades educativas e formativas efetuadas pelos agentes de ensino em contexto de sala de aula, e verificar qual o contributo que a técnica do espelhamento poderia dar para a eficácia do processo ensino/aprendizagem a fim de que fosse possível, ajudando tanto os jovens alunos como os professores e até o próprio investigador a refletirem, de forma crítica, a dinâmica da ação educativa no sentido de que a situação pedagógica fosse subordinada a saberes teóricos constantemente emergentes da prática. Se o anterior objetivo se pode dizer ter sido geral, já o de querer introduzir práticas de pesquisa na organização da ação educativa, para que os acores educativos pudessem adquirir competências de análise e de crítica a fim de que se tomassem agentes mediadores do conhecimento, foi o mais específico. Trata-se de um estudo de caso inserido numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa que recai sobre a linha de investigação-ação/formação, desenvolvida por Barbosa (A Escola Sensível e Transformacionista - Uma organização educativa para o futuro - 2004) na Universidade de Évora, e que procura que os processos formativos equipem de forma continuada, tanto os agentes educativos como os alunos, com novas atitudes face aquilo que uns ensinam e outros têm de aprender. Para a recolha de dados, utilizámos técnicas que nos permitiram uma triangulação de dados garantindo a validade interna da investigação. O nosso estudo permitiu verificar que a utilização da Técnica do Espelhamento, na formação inicial é bastante eficaz no auxílio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências humanas e profissionais, orientadas para a transcendência do “Eu”, fazendo com que os alunos se tornem rápidos mediadores de conhecimento entre pares e que os professores mudem as suas práticas de intervenção utilizando a prática do diagnóstico de necessidades educativas e formativas, enquanto processo de exercício continuado. Assim, o estado de caso, orientado pelas questões enunciadas, provocou uma mudança na maneira de ser, estar e fazer em relação ao mundo nos atores diretamente envolvidos, nomeadamente direcionado para o aperfeiçoamento de competências técnico-práticas profissionais, com base no diagnóstico de necessidades educativas e formativas, enriquecida por uma adequada dimensão humanística. /ABSTRACT - The present research is included in the scientific domínio of the Sciences of the Education, in the specific field of the Analyses of the Educative Action. The empirical work elapsed in a Training School of the Beja district and it was developed by pupils of the Nursery Assistant Technician Course. With this work it was intended to study the practical of the diagnosis of educational and formative needs effected by the educative agents in the classroom context, and to verify which contribution that the technique of the mirroring could give for the effectiveness of the process teaching/learning so that was possible, helping in such a way the young pupils as the teachers and until the proper investigator to reflect, the critical way, the dynamics of the educative action in the sense that the pedagogic situation was subordinated to know constantly emergent theory of the practice. This previous object if we can say it has been general, to introduce research practices in the organization of the educative action, that the educative actors could acquire skills of analysis and criticism in order to be mediating agents of the knowledge, it was more specific. This is a case study included in a qualitative methodology of interpretative nature that relapses on the investigation-action/formation line, developed by Barbosa (A Escola Sensível e Transformacionista - Uma organização educativa para o futuro - 2004) in the Évora University, and that search for the formative processes equip in a continuous way, as much the educative agents like the pupils, with new attitudes according to someone teaches and others have to learn. For the gathering of data, we used techniques which had allowed us to a triangulation of data guaranteeing the internal validity of the research. Our study allowed to verify that the use of the Technique of the Mirroring in the initial formation is sufficiently efficient in the aid of the development and improvement of human and professional qualifications, guided for the transcendence of the “I”, doing with that the pupils become fast knowledge mediators between pairs and that the teachers change their intervention practices using the practice of the diagnosis of educational and formative needs, while process of continuous exercise. Thus, the case study, guided for the enunciated questions, rouse a significant change in the way of being, to be and to do in relation to the word of actors directly involved, nominated directed to the improving of technical-practice professional qualifications, on the basics of the diagnosis of educational and formative needs, enriched by an adjusted humanistic dimension.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16090
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Daniela Indago Leandro - Tese de Mestrado - 160 713.pdf56.36 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois