Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16015
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a diferenciação pedagógica e a qualidade dos processos de aprendizagem |
Authors: | Marques, Patrícia |
Advisors: | Folque, Maria Assunção Moreira, Maria de Lurdes |
Keywords: | Percurso de aprendizagens Caracteristicas das crianças Ritmos de aprendizagem Ensino diferenciado Aprendizagens significativas Journey of learning Characteristics of children Rhythms of learning Differentiated teaching Significant learning |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O atual relatório retrata e analisa a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada em dois contextos escolares diferentes: Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico revelando um percurso de aprendizagens interligadas no quadro das quatro dimensões contempladas no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo.
Recorrendo à observação participada e participante apurei algumas inferências quanto às características das crianças assim como os seus ritmos de aprendizagem. Logo, foram concebidas estratégias de ensino/aprendizagem adequadas ao grupo. As crianças têm características diferentes e aprendem de maneira distinta, logo o ensino diferenciado foi uma opção que permitiu atender à sua especificidade e permitir o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas; ABSTRACT: The present report describes and analyzes the experience in supervised teaching practice in two different contexts: Kindergarten and elementary school revealing it was a journey of interlinked experiences as is described in the four dimensions of the profile performance for the kindergarten teacher and the elementary school teacher.
By engaged observation I was able to infer some of the characteristics of the children and their learning rhythms. As a result, different teaching and learning strategies were devised so as to fit the group. Children have different characteristics and learn in different ways, therefore differentiated was an option that teaching strategies allowed me to attend to their specificity and allow the development of more meaningful learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16015 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|