Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16015

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a diferenciação pedagógica e a qualidade dos processos de aprendizagem
Authors: Marques, Patrícia
Advisors: Folque, Maria Assunção
Moreira, Maria de Lurdes
Keywords: Percurso de aprendizagens
Caracteristicas das crianças
Ritmos de aprendizagem
Ensino diferenciado
Aprendizagens significativas
Journey of learning
Characteristics of children
Rhythms of learning
Differentiated teaching
Significant learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O atual relatório retrata e analisa a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada em dois contextos escolares diferentes: Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico revelando um percurso de aprendizagens interligadas no quadro das quatro dimensões contempladas no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. Recorrendo à observação participada e participante apurei algumas inferências quanto às características das crianças assim como os seus ritmos de aprendizagem. Logo, foram concebidas estratégias de ensino/aprendizagem adequadas ao grupo. As crianças têm características diferentes e aprendem de maneira distinta, logo o ensino diferenciado foi uma opção que permitiu atender à sua especificidade e permitir o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas; ABSTRACT: The present report describes and analyzes the experience in supervised teaching practice in two different contexts: Kindergarten and elementary school revealing it was a journey of interlinked experiences as is described in the four dimensions of the profile performance for the kindergarten teacher and the elementary school teacher. By engaged observation I was able to infer some of the characteristics of the children and their learning rhythms. As a result, different teaching and learning strategies were devised so as to fit the group. Children have different characteristics and learn in different ways, therefore differentiated was an option that teaching strategies allowed me to attend to their specificity and allow the development of more meaningful learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16015
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório da Prática de Ensino Supervisonada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.pdf1.99 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Relatório da Prática de Ensino Supervisonada em Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.docx6.76 MBMicrosoft Word XMLView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois