Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15707

Title: Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
Authors: Ferreira, Ana Brígida Freitas
Advisors: Santos, Cristina Firmino
Seixas, Ana Margarida Simões Falcão
Keywords: Dor
Representação
Nome
Fragmentação
Personagem
Memória
Pain
Representation
Fragmentation
Character
Memory
Name
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O fulcro temático da dor é o eixo pendular sobre o qual deverão assentar motivos que se desenrolam em diversos leitmotiven, e que instituem a problemática da representação nos corpora narrativos de Rui Nunes seleccionados para esta dissertação – Cães e A Boca na Cinza. Estas duas obras fundam um meta-paradigma que enforma um irreversível estranhamento na recepção, e que se pauta por uma labiríntica compleição diegética e discursiva. Mediante uma narrativa de cariz hiperbólico, importa equacionar a dor individual, afunilada nas personagens e nas suas intrincadas deambulações ontológicas, e que se pulveriza em metástases arquetípicas que desembocam numa acepção colectiva e universal da dor. A fragmentação do discurso instaura um complexo efeito de palimpsesto com a fragmentação das categorias da narrativa, desde as personagens até aos lugares onde se movem ao longo da diegese, num inusitado compromisso meta-reflexivo de causaconsequência da dor e dos nomes com que se representa. Ao longo de Cães e de A Boca na Cinza iremos explorar a constante querela entre as personagens e a memória, ora numa busca incessante por estilhaços mnemónicos de seres e lugares ausentes (Cães), ora numa contínua recusa de uma memória que amplia constantemente uma compleição física antípoda do conceito de humanização (A Boca na Cinza), para apurarmos os distintos confrontos existenciais, e equacionarmos os processos com que são exaustivamente representados. A questão da nomeação como representação verbal dos motivos da dor instaura, igualmente, uma imbricada meta-reflexividade que faz enformar os nomes como máscaras verosímeis da dor, mas numa permanente dialéctica entre o verbalizável e o não-verbalizável, toldada pela fragmentação mnemónica a par com o estilhaçamento referencial. Julgamos, pois, pertinente, investigar alguns dos processos de representação da dor na medida em que deixam, no leitor, a veemente chaga da perpetração da dor como caminho único de humanização, como via única de verbalizar – e, assim, representar exaustivamente – o humano; ABSTRACT: The pain’s thematic fulcrum is the pendulum on which shall be established the motives that will develop on several leitmotiven, which will set up the representation problematic in the narrative corpora of Rui Nunes chosen for this dissertation - The Cães and the A Boca na Cinza. Both these books found a meta-paradigm, which forms an irreversible odd feeling in the reception, marked by labyrinthine narrative and discursive constitution. Taking into account an hyperbolic narrative, it’s important to question the individual pain, funnelled on the character and its intricate ontological wanderings, spread in archetypical metastasis that anchor on a collective and universal meaning of pain. The speech fragmentation establishes a complex palimpsest effect with the fragmentation of the narrative categories, from the character to the places where they move throughout the diegesis, in an unusual meta-reflexive commitment of causeconsequence of pain, and the names on which it’s represented. Throughout the Cães and the A Boca na Cinza we will explore the constant struggle between the characters and the memory, either an endless seek of mnemonic splinters of absent living beings and places (Cães), or a continuous refusal of a memory that constantly enlarges an antipodal physical nature of the humanization concept (A Boca na Cinza), to analyse the distinct existential debates, and to equate the processes with which they are exhaustingly represented. The nomination issue as a verbal representation of the pain motives restores, as well, an imbricate meta-reflexivity that moulds the names as believable masks of pain, but rolling on a permanent dialectic between the expressable and unexpressable, overshadowed by the mnemonic fragmentation, hand by hand with the referential shattering. We consider relevant to investigate some of the representation processes, for they leave in the reader a keen wound of pain perpetration as the single trail of humanization, the only way of expressing – and then to exhaustingly represent – the human kind.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15707
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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