|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15707
|
Title: | Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes |
Authors: | Ferreira, Ana Brígida Freitas |
Advisors: | Santos, Cristina Firmino Seixas, Ana Margarida Simões Falcão |
Keywords: | Dor Representação Nome Fragmentação Personagem Memória Pain Representation Fragmentation Character Memory Name |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O fulcro temático da dor é o eixo pendular sobre o qual deverão assentar
motivos que se desenrolam em diversos leitmotiven, e que instituem a problemática da
representação nos corpora narrativos de Rui Nunes seleccionados para esta dissertação
– Cães e A Boca na Cinza. Estas duas obras fundam um meta-paradigma que enforma
um irreversível estranhamento na recepção, e que se pauta por uma labiríntica
compleição diegética e discursiva. Mediante uma narrativa de cariz hiperbólico, importa
equacionar a dor individual, afunilada nas personagens e nas suas intrincadas
deambulações ontológicas, e que se pulveriza em metástases arquetípicas que
desembocam numa acepção colectiva e universal da dor.
A fragmentação do discurso instaura um complexo efeito de palimpsesto com a
fragmentação das categorias da narrativa, desde as personagens até aos lugares onde se
movem ao longo da diegese, num inusitado compromisso meta-reflexivo de causaconsequência
da dor e dos nomes com que se representa.
Ao longo de Cães e de A Boca na Cinza iremos explorar a constante querela
entre as personagens e a memória, ora numa busca incessante por estilhaços
mnemónicos de seres e lugares ausentes (Cães), ora numa contínua recusa de uma
memória que amplia constantemente uma compleição física antípoda do conceito de
humanização (A Boca na Cinza), para apurarmos os distintos confrontos existenciais, e
equacionarmos os processos com que são exaustivamente representados.
A questão da nomeação como representação verbal dos motivos da dor instaura,
igualmente, uma imbricada meta-reflexividade que faz enformar os nomes como
máscaras verosímeis da dor, mas numa permanente dialéctica entre o verbalizável e o
não-verbalizável, toldada pela fragmentação mnemónica a par com o estilhaçamento
referencial.
Julgamos, pois, pertinente, investigar alguns dos processos de representação da
dor na medida em que deixam, no leitor, a veemente chaga da perpetração da dor como
caminho único de humanização, como via única de verbalizar – e, assim, representar
exaustivamente – o humano; ABSTRACT: The pain’s thematic fulcrum is the pendulum on which shall be established the
motives that will develop on several leitmotiven, which will set up the representation
problematic in the narrative corpora of Rui Nunes chosen for this dissertation - The
Cães and the A Boca na Cinza. Both these books found a meta-paradigm, which forms
an irreversible odd feeling in the reception, marked by labyrinthine narrative and
discursive constitution. Taking into account an hyperbolic narrative, it’s important to
question the individual pain, funnelled on the character and its intricate ontological
wanderings, spread in archetypical metastasis that anchor on a collective and universal
meaning of pain.
The speech fragmentation establishes a complex palimpsest effect with the
fragmentation of the narrative categories, from the character to the places where they
move throughout the diegesis, in an unusual meta-reflexive commitment of causeconsequence
of pain, and the names on which it’s represented.
Throughout the Cães and the A Boca na Cinza we will explore the constant
struggle between the characters and the memory, either an endless seek of mnemonic
splinters of absent living beings and places (Cães), or a continuous refusal of a memory
that constantly enlarges an antipodal physical nature of the humanization concept (A
Boca na Cinza), to analyse the distinct existential debates, and to equate the processes
with which they are exhaustingly represented.
The nomination issue as a verbal representation of the pain motives restores, as
well, an imbricate meta-reflexivity that moulds the names as believable masks of pain,
but rolling on a permanent dialectic between the expressable and unexpressable,
overshadowed by the mnemonic fragmentation, hand by hand with the referential
shattering.
We consider relevant to investigate some of the representation processes, for
they leave in the reader a keen wound of pain perpetration as the single trail of
humanization, the only way of expressing – and then to exhaustingly represent – the
human kind. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15707 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|