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http://hdl.handle.net/10174/14668
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Title: | Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar |
Authors: | Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma |
Advisors: | Ferreira, Teresa Alexandra da Silva Manhita, Ana Cristina Cabaça |
Keywords: | Tinturaria Corantes Compostos orgânicos Ligação química Espetro electromagnético Atividade experimental Ensino da química Dyeing Dye Organic compounds Chemical bond Electromagnetic spectrum Experimental activity Chemistry teaching |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar”
ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e
considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o
estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre
os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito
da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos
assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no
ensino de Química.
Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e
sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche
utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e
recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de
absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos
cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram
relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se
estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo.
O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de
observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are
expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily
lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum
of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding
and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to
exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of
approaching these subjects in Chemical teaching.
The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the
presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa
L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate
as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular
absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some
chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both
with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the
way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set.
The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct
observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14668 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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