Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14580

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
Authors: Catronga, Maria Felicidade Delgado
Advisors: Balça, Ângela
Keywords: Reflexão
Análise
Dimensões
Processo de ensino-aprendizagem
Estratégias
Metodologias
Reflexion
Analysis
Dimensions
Teaching learning process
Strategies
Methodologies
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14580
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ANEXOS- Relatório escrito.docDocumento principal18.92 MBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
teste- roupa.doc270.5 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
matriz do teste.doc138 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Correcção do teste.doc269.5 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
A roupa anexo.doc1.38 MBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Ano Lectivo de 2009-2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz - Mª Felicidade Catronga.docDocumento principal271 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha_criterios8(1).xls46 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha_criterios7(1).xls37 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha_criterios6(1).xls46 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha_criterios5(1).xls46 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha_criterios4(1).xls46 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha critérios3.xls45 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha critérios2.xls45 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha critérios1.xls45 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Grelha critérios0.xls36 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Critérios de Avaliação - Línguas Estrangeiras.doc194.5 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Autoevaluación.xls45 kBMicrosoft ExcelView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois