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http://hdl.handle.net/10174/14109
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Title: | Integração das diferentes representações das funções no contexto de utilização de um ambiente de geometria dinâmica (Geogebra) |
Authors: | Gafanhoto, Ana Patrícia Rebola |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Representações matemáticas Tecnologias no ensino da matemática Geogebra Funções Mathematical representations Technologies on teaching mathematics Geogebra Functions |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo tem como objectivo investigar de que modo os alunos utilizam as
representações múltiplas na resolução de tarefas que implicam a utilização de Funções num
contexto de trabalho com o Geogebra, software com inúmeras potencialidades que permite
ao utilizador trabalhar com todas as formas de representação das Funções. Mais
concretamente, a presente investigação procura responder às seguintes questões: Quais são
as representações a que os alunos mais recorrem? Que factores influenciam a escolha da
representação? Como é que os alunos conciliam as diferentes representações?
Neste estudo, as representações assumem um papel relevante na aprendizagem da
Matemática, em particular no estudo das Funções. As representações, nesta investigação,
foram encaradas não como uma finalidade de ensino e aprendizagem em si, mas como
elementos essenciais para a compreensão do conceito de Função, sendo um importante
recurso para a resolução das tarefas por parte dos alunos. Os alunos devem ter a
possibilidade de contactar com situações que lhes permitam o contacto e utilização de
diversas formas de representação, bem como com a sua conciliação e inter-relação. No
estudo das Funções destacam-se quatro tipos de representação: numérica, tabular, gráfica e
algébrica. Estas representações devem ser trabalhadas isoladamente e em combinação
umas com as outras, ou seja, é importante recorrer a múltiplas representações no ensino e
aprendizagem das Funções, tal como ao longo de toda a educação matemática dos alunos.
Este estudo, pelas suas características, objectivos e pela natureza dos resultados
finais que se pretendem obter, é um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de
estudo de caso instrumental, com características descritivas e analíticas. Importa fazer aqui
referência ao caso em estudo, uma turma do 9º ano de escolaridade. A recolha de dados
efectuou-se durante o ano lectivo 2009/2010, tendo-se baseado na observação participante
com registo livre dos acontecimentos e na análise de documentos produzidos
essencialmente pelos alunos, como as resoluções escritas das tarefas e os ficheiros de
Geogebra correspondentes à resolução de cada uma destas.
A análise dos dados realizou-se em quatro fases diferentes. A primeira fase ocorreu
durante a recolha de dados; numa segunda fase foram definidas categorias para análise
posterior dos dados recolhidos, de acordo com a revisão de literatura; na terceira fase realizou-se uma análise de todos os dados recolhidos relativamente a todos os grupos e analisaram-se segundo as categorias definidas; e por último efectuou-se uma análise
cruzada de forma a encontrar semelhanças e diferenças formulando, por fim, conclusões.
Os resultados desta investigação apontam para uma predominância, por parte dos
alunos, do recurso à representação gráfica. No entanto, também predominou o trabalho
com múltiplas representações, mostrando ser uma mais valia na resolução das tarefas.
Destaca-se essencialmente a conciliação entre a representação algébrica e a representação
gráfica; ABSTRACT: The main point of this study is to investigate how students can push the potentialities
of Geogebra to their maximum. Geogebra is a software that allows us to work with all
types of representations in the same environment, when talking about the representation of
tasks resolution that implies the utilization of Functions. More concretely, this
investigation has the intention to answer some questions: Which are the representations
used more frequently by the students? Which are the factors that influence the
representation’s choice? How students can reconcile the difference between those
representations?
In this study, the representations are very relevant for learning of Mathematics,
particularly when studying Functions. The representations, in this investigation, weren’t
faced with teaching nor learning objectives, but instead, they are essentials for the
understanding of Function’s concept being an important resource for tasks’ resolution by
students, who should have the possibility to contact with situations that allow them for the
use of different types of representation, such as its conciliation and inter-relation. In
Functions’ study, there are four highlighted types of representation: numerical, in table,
graphic and algebraic. These representations should be studied separately and in
combination with each other, it’s important to resort to multiply representations with
Functions when teaching and learning them, as in the rest of mathematical education.
This study, for its characteristics, objectives and for the kind of final results that are
wanted, is a qualitative study in the modality of instrumental cases, with descriptive and
analytic characteristics. Here it’s important to make reference to the case of study, one
class in the 9th grade of schollarity. The data gathering has been done during the school
year of 2009/2010, and it’s based in local observation with free record of the events and in
the analyze of documents produced essentially by the students, as written tasks resolutions
and Geogebra’s files corresponding to the resolution of those tasks.
The analyze of data was realized in four different stages. The first one occurred
during the data gathering; in the second stage were defined categories for later data analyze, in agreement with literature revision; in the third stage all gathered data about all
the groups were analyzed according to the defined categories; and at last, it has been done
a crossed analyze to find similarities and differences, formulating conclusions in the end.
The final results of this investigation aim for a predominant use of the graphic
representation, by the students. However, multiply representations have been used many
times, showing that these can also be an important way for tasks resolution. It is detached,
essentially, the conciliation between algebraic representation and graphic representation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14109 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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