Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14076

Title: Experiências de aprendizagem em química na área de projecto do 12º ano
Authors: Freitas, Helena Maria Gomes de
Advisors: Teixeira, Dora Maria Fonseca Martins Ginja
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A Aprendizagem por Projectos parece fundamental para a aquisição e consolidação de conhecimentos, nas opções de 12º Ano, como a Química, com forte componente experimental. Este trabalho compara duas turmas (A e B) de 12º Ano, cuja disciplina de opção era Química e com diferentes abordagens de aprendizagem em AP. Na turma A (controlo) os alunos desenvolveram os seus projectos com temática livre enquanto, na turma B, foi feita abordagem de resolução de problemas na área da Química de Produtos Naturais, através de projectos científicos, sob a orientação da professora de AP em colaboração com investigadores do Ensino Superior. A metodologia aplicada à turma B conduziu a uma progressão mais acentuada na aquisição de conhecimentos de Química e parece ter influenciado as escolhas dos alunos no ensino superior. Concluiu-se que uma abordagem em AP direccionada para uma maior complementaridade com Química parece resultar em melhor aprendizagem e motivação nesta disciplina; ABSTRACT:A Aprendizagem por Projectos parece fundamental para a aquisição e consolidação de conhecimentos, nas opções de 12º Ano, como a Química, com forte componente experimental. Este trabalho compara duas turmas (A e B) de 12º Ano, cuja disciplina de opção era Química e com diferentes abordagens de aprendizagem em AP. Na turma A (controlo) os alunos desenvolveram os seus projectos com temática livre enquanto, na turma B, foi feita abordagem de resolução de problemas na área da Química de Produtos Naturais, através de projectos científicos, sob a orientação da professora de AP em colaboração com investigadores do Ensino Superior. A metodologia aplicada à turma B conduziu a uma progressão mais acentuada na aquisição de conhecimentos de Química e parece ter influenciado as escolhas dos alunos no ensino superior. Concluiu-se que uma abordagem em AP direccionada para uma maior complementaridade com Química parece resultar em melhor aprendizagem e motivação nesta disciplina; ABSTRACT:Project-based learning (PBL) seems to be essential for knowledge acquisition and consoli-dation in the 12th grade subjects with an experimental component, such as Chemistry. The present work compares two 12th grade classes (A and B), whose optional course was Chemistry, using different approaches in AP. The projects themes by the students from control class (A) were freely chosen. In class B, the projects selection was directed to-wards the area of Natural Products Chemistry and a scientific projects development ap-proach was used, under the supervision of the AP teacher, in collaboration with several University Level scientific researchers. The methodology applied to class B lead to a more pronounced knowledge acquisition and it seems to influence student’s choices for undergraduate (college) studies. We can conclude that an approach in which AP is directed towards a higher complemen-tarity with Chemistry seems to result in better learning and motivation in this subject.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14076
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Experiências de Aprendizagem em Química na Área de Projecto do 12º Ano.pdf7.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois