Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14069

Title: Ser líder de sucesso em Portugal: estudo exploratório sobre a liderança e os padrões de vinculação
Authors: Sousa, Ana Isabel Moniz Mota de Oliveira
Advisors: Silva, Paulo Resende da
Santos, Nuno Rebelo dos
Keywords: Desenvolvimento do processo de liderança
Caracteristicas de liderança
Características do líder
Vinculação no adulto
Development of the lidership process
Lidership features
Characteristics of the leader
Adult attachment
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A liderança efectiva é essencial para uma organização de sucesso (Valdiserri et al. 2010), na medida em que é em torno desta que se promovem sonhos, se constroem novas realidades e se realizam obras extraordinárias. Neste seguimento, a investigação que se apresenta tem como objecto de estudo 15 líderes portugueses de sucesso em diferentes sectores de actividade. Recorre-se a uma abordagem fenomenológica, de modo a enquadrar as percepções individuais das dimensões da liderança e relacioná-las com os padrões de vinculação desses líderes. Primeiramente, a investigação enceta um corpo teórico sobre as diferentes abordagens da liderança bem como aborda a Teoria da Vinculação, considerando-a numa perspectiva de desenvolvimento humano, esclarecendo portanto questões de natureza conceptual. Num segundo momento, é apresentado um estudo empírico, explicitando as diferentes fases de desenvolvimento do mesmo. Como instrumentos de recolha de dados, recorre-se à elaboração de uma entrevista semi-estruturada e à utilização de uma medida de auto-relato de avaliação da vinculação no adulto; ABSTRACT: The effective leadership is essential for a successful organization (Valdiserri et al. 2010), to the extent that, it is within leadership that dreams are promoted, new realities are constructed and extraordinary deeds are performed. Following this, the investigation presented herein aims the study of 15 successful Portuguese leaders in distinct activity sectors. It’s used a phenomenological approach in order to understand individual perceptions of the leadership’s dimensions and to relate them to the attachment patterns of these leaders. First, the research incorporates a theory about the different perspectives of leadership as well addresses the Attachment Theory, considering it in a perspective of human development, thus clarifying issues of conceptual nature. Secondly, an empirical study is presented, explaining the different stages of development of the process of leadership. As for data collection instruments, semi-structured interviews were performed, and self-report assessments of adult attachment were used.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14069
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EVA.doc43 kBMicrosoft WordView/Open
E-mail_ConviteParticipação.doc23.5 kBMicrosoft WordView/Open
Capa e Folha de Rosto.doc35.5 kBMicrosoft WordView/Open
Consentimento informado.doc60.5 kBMicrosoft WordView/Open
Carta de Apresentação_Orientadores.pdf344.67 kBAdobe PDFView/Open
CalculosAuxiliares.xls140 kBMicrosoft ExcelView/Open
Árvore do Sistema de Categorias.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
DissertaçãoFinal.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois