|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13569
|
Title: | Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor |
Authors: | Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de |
Advisors: | Rodrigues, Paulo Simões |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com formação parisiense, Simão da Veiga (1878-1963) foi um pintor naturalista.
O retrato, os animais, as paisagens alentejanas e ribatejanas e a pintura de costumes foram os temas que dominaram o seu percurso artístico.
Apesar de ter sido um pintor profíquo, a sua obra manteve-se quase desconhecida do público em geral, já que muitos dos seus quadros pertencem a colecções privadas, logo não divulgadas.
Também a historiografia se tem mantido lacónica em relação a este autor, sendo pouco o que se escreveu e comentou acerca da sua obra pictórica.
No entanto, tem-se assistido gradualmente a uma redescoberta do seu trabalho e a uma crescente valorização das suas telas, que vão surgindo em casas de coleccionadores, em espaços públicos, e em leilões de arte, ocasionalmente.
A tarefa que nos propomos realizar será, precisamente, a reconstituição e divulgação da obra de Simão da Veiga, ao longo dos seus 84 anos de vida. Desvendar o pintor, compreendê-lo, seguir o seu percurso de artista, tentar perceber onde se inspirou, mostrar e estudar o legado de pintura que nos deixou, serão alguns dos passos para a concretização dessa difícil tarefa.
Em simultâneo, pretende-se valorizar o espólio do pintor que for recolhido (pesquisa e inventariação da obra com criação de fichas técnicas das telas) num objectivo delineado de classificar para valorizar, proteger e salvaguardar o conjunto da obra assim reconstituída; ABSTRACT:Trained in Paris, Simão da Veiga (1878-1963) was a naturalist painter.
Portraits, animals, landscapes of Alentejo and Ribatejo and people’s ways of life were the themes that dominated his artistic career.
Although he was a very productive artist, his work remained almost unknown, as many of his paintings belong to private collections, not available to the general public.
Also, historiography has remained laconic to this author, and little has been written and said about his pictorial work.
However, there has been a gradual interest in his work and a growing appreciation of his painting. Nowadays it can be seen in collector’s homes, public spaces, and occasionally in art auctions.
The goal of this dissertation is the restoration and dissemination of the work of Simão da Veiga, during his 84 years of live: uncovering the painter, understanding him, following his path as an artist, trying to understand what was the object of his inspiration, displaying and studying the legacy of painting he has left us, are some of the steps to achieve this difficult task.
Classifying in order to valorize, protect, and maintaining the whole of the authors work (throw researching and filling as well as creating datasheets) in also the object of concern in this work. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13569 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|