Abstract: | Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada do Curso de 2º ciclo em Ensino do Português no 3ºciclo do Ensino
Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundário, sob a
orientação do Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa.
Com este relatório pretendo descrever a experiência de ensino do Espanhol, como
língua estrangeira e nível de iniciação, a alunos de um Curso de Educação e Formação
“Empregado de Mesa”, no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão durante o
ano letivo 2013/2014.
Os cursos de Educação e Formação constituem uma modalidade de formação que deve
preparar os formandos para a vida ativa e detêm características específicas sobre as
quais refletirei ao longo do presente relatório. A lecionação do Espanhol na turma alvo
deste relatório teve por base os programas da disciplina, a especificidade do curso e o
facto do Agrupamento ter constituído em 2009 um Território Educativo de Intervenção
Prioritária.
Tendo em conta o processo de ensino-aprendizagem, os diversos intervenientes e a
minha prática letiva como docente, este relatório assume um caráter reflexivo e um
instrumento de autoavaliação, com vista a uma melhoria do meu desempenho
profissional; Abstract:
Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice
Resumen
Report on a curricular unit of practical supervised teaching
This report concerns the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the 2nd
Cycle Degree on Portuguese and Spanish Teaching, , 3rd cycle of Basic and Secondary
Education, with the supervision of Professor Paulo Jaime Lampreia Costa.
This report describes a Spanish Teaching experience, as a foreign language for
beginners, to pupils of an Education and Formation Course on «Table Waiting», at
school João da Rosa, in Olhão, during the school year of 2013/2014.
The Education and Formation Courses aim at preparing learners for real life and have
special characteristics upon which I shall reflect throughout this report. Teaching
Spanish to the Class on which this report focuses, was an experience based on the
subject syllabus, the specific characteristics of the course and the fact that my school is,
since 2009 a TEIP School ( a school located on an educational site of high-priority
intervention).
Basing on the teaching-learning process, on the several participants in this process and
on my own teaching practice, this report intends to be a reflexive document, as well as a
self-evaluation instrument, which aims at an improvement of my professional
performance. |