Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12371

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor
Authors: Couveiro, Cristel Martins
Advisors: Folque, Maria Assunção
Costa, Maria da Conceição Leal da
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste é apresentada uma reflexão acerca da prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância do Bacelo e na Escola Conde de Vilalva, tendo em conta a forma como nela foram integradas as quatro dimensões contempladas no Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório é constituído por três partes, consistindo a primeira parte num enquadramento teórico, com base nas perspetivas de Bruner acerca da mente das crianças e nos pressupostos das Comunidades de Aprendizagem, que serve de referência à reflexão realizada ao longo de todo o documento. Em todos os aspetos discutidos serão colocados em ênfase os papéis desempenhados pelo aluno e pelo professor no processo de ensino e aprendizagem e em todas as vertentes que lhe estão associadas; ### Abstract: This report reflects the learning journey carried out along the Supervised Teaching Practice in pre-school and in the primary school. This work presents a reflection the educational practice developed at the Jardim de Infância do Bacelo (pre-school) and at the Escola Conde de Vilalva (primary classroom), trying to reveal the way in which the four professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers were integrated. The report consists of three parts: the first part includes a theoretical framework based on Bruner’s perspectives on the minds of children and the pedagogical approach of Learning Communities, which serves as a reference to the reflection carried out throughout the document. This report has a particular focus on the roles played by the student and teacher in processes in classrooms.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12371
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cristel Couveiro-Relatório de estágio.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois