Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11880

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - trabalho cooperativo e apredizagens
Authors: Caeiro, Marta Cristina da Silva Pereira
Advisors: Folque, Maria Assunção
Costa, Maria da Conceição Leal da
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Trabalho cooperativo
Comunidade de aprendizagem
Teaching
Learning
Cooperative work
Learning communities
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório corresponde ao relato do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo, para a aquisição de grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como ponto de partida uma conceção sobre Educação e Educador/Professor, a partir do qual faço a reflecção sobre a importância destes na sociedade atual. Pretendo demonstrar a importância do trabalho cooperativo como uma forma que considero muito eficaz de aprendizagem, através das observações, experiências e interações que desenvolvi. Neste relatório desejo, também, deixar claras algumas opções pedagógicas que fui adotando, tais como a importância das vivências numa comunidade de aprendizagem, reconhecendo a criança enquanto pensador, sendo o trabalho cooperativo intrínseco a todas estas opções pedagógicas; ### Abstract: This document represents the work report developed with the Supervised Teaching Practice (STP) in the context of a kindergarten and primary school, for the master degree in Pre-School and Primary Education. This report has as its starting point in a conception of Education and Educator/Teacher, where I reflect on their importance on today's society. I intend to demonstrate the importance of the cooperative work as a form of learning which I consider very effective, through observations, experiences and interactions which I have developed. In this report I intend to also make clear some pedagogic options that I have adopted, such as the importance of experiences in learning communities, recognizing the child as a thinker, being the cooperative work intrinsic to all these teaching options.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11880
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório Final - Versão final.docx3.11 MBMicrosoft Word XMLView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois