|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11471
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
Authors: | Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Pensamento algébrico Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Ensino exploratório Algebraic thinking Preschool Primary school Exploratory teaching |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio refere-se à investigação realizada no contexto da
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, desenvolvida na EB/JI de Canaviais, em 2012/13 e 2013/14, pela aluna Beatriz
Maria Galão Bernardo Garcia, tomando como foco específico o desenvolvimento do
pensamento algébrico dos alunos.
O trabalho desenvolveu-se ao longo de dois semestres, um semestre em educação
pré-escolar e outro em ensino do 1.º Ciclo de escolaridade, tendo como principal objetivo
compreender como se processa o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças e
como é que este pode evoluir num contexto de aprendizagem estimulante, em que as
crianças/alunos tenham um papel relevante no trabalho com tarefas que apelam à
generalização e que são exploradas pelos alunos e discutidas em coletivo na turma, no
quadro do ensino exploratório da Matemática.
O relatório inclui uma abordagem teórica acerca do que se entende por pensamento
algébrico, particularmente como se pode desenvolver o pensamento algébrico na sala de
aula, o que auxiliou na planificação das aulas relativas às tarefas intencionalmente
desenvolvidas ao longo do estágio.
Das principais conclusões, sublinho que o desenvolvimento do pensamento algébrico
se processa logo a partir dos primeiros anos e ao longo do 1.º ciclo. A realização de tarefas
relacionadas com o contexto das crianças/alunos que lhes permitam a utilização de uma
variedade de estratégias de resolução, de representação e de generalização são ferramentas
fundamentais para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico, e simultaneamente
permitem a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas.
A finalizar reforço ainda a importância do papel do educador/professor no
desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, não só na seleção e preparação das
atividades adequadas, mas também na implementação de um modelo de ensino exploratório
da Matemática; ### Report of Teaching practice in Preschool and Primary school:
Developing students’ algebraic thinking
ABSTRACT:
The present report refers to the investigation developed in the context of the
Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, that took place
in the EB/ JI de Canaviais, in 2012/13 and 2013/14, by Beatriz Maria Galão Bernardo
Garcia, taking as a specific focus the developing student’s algebraic thinking.
The work was developed over two semesters, one semester in preschool education
and the other semester in primary school, having as main purpose to understand the
development of the algebraic thinking in children/students and how it can evolve in a
context of stimulate learning, in which the children/students have an important role on the
work with tasks that appeal to the generalization and that are explored by students and
discus in group in classroom, following a exploratory teaching of mathematics.
The report includes a theoretical approach about the concept of algebraic thinking,
particularly how the algebraic thinking can be developed in the classroom. This theory
helped on the planning of lessons, namely on the choice of the tasks intentionally developed
whit the children/students.
I conclude that the algebraic thinking of the children/students can be developed from
the first years and over the 1st cycle. Tasks related with children’s contexts that stimulate
children/students’ use of a diversity of strategies of resolution, of representations and the
generalization are important, and simultaneously allow the comprehension of mathematical
concepts, procedures and connections.
I also stress the importance of the educator/teacher’s role on the developing student’s
algebraic thinking, not only in the selection of proper activities but also in the
implementation of a model of exploratory teaching mathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11471 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|