Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11157
|
Title: | Vivências de Alunos e Professores no Uso da Plataforma Moodle como Complemento às Aulas Presenciais de Química para o 1º Ano do Ensino Médio: Um Estudo de Caso |
Authors: | Sobreira, Lúcia |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (TIC em Educação) Ensino-aprendizagem da Química Ensino médio Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) Avaliação |
Issue Date: | 6-Mar-2013 |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo identificar as vivências de professores e alunos ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sobre “Energia e Transformação Química”, oficina desenhada com o objetivo de servir de complementação às atividades presenciais ao ensino de Química no primeiro ano do Ensino Médio. O AVA foi construído sob a plataforma Moodle, disponibilizada pelo Portal Escolar, através da Secretaria de Estado de Educação do Pará, para a escola estadual onde a pesquisa foi conduzida.
As questões que orientaram o estudo foram as seguintes: a) Será que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação do aluno?; b) Como professores e coordenadores, diretamente envolvidos no estudo percepcionam a plataforma Moodle, sob o ensino, a aprendizagem e a avaliação?; c) Como os alunos, incluindo os da zona rural, percepcionam a plataforma Moodle em relação ao ensino, à aprendizagem e à avaliação desenvolvida neste contexto?
Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, a recolha de informação concretizou-se em entrevistas, observações de aulas, questionário, sessão de grupo focal e pesquisa documental, tendo sido a análise da mesma efetuada por meio da triangulação de dados.
Os resultados encontrados permitem afirmar que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação dos alunos, superando as expectativas iniciais dos professores e coordenadores envolvidos no estudo. Também é possível concluir que os participantes reconhecem a plataforma Moodle como um recurso importante para a educação, já que permite a disponibilização de materiais dinâmicos e novos métodos de comunicar, apoiar e melhorar as aprendizagens dos alunos. Os alunos também percecionam o AVA como um recurso muito importante para se progredir na aprendizagem de forma mais autônoma uma vez que respeita o ritmo de cada um. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11157 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|