|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10183
|
Title: | Avaliação Formativa e Formação de Professores. Um estudo exploratório |
Authors: | Araújo, Lígia Fernanda, Rosário Fialho, Isabel |
Editors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Tobias, Antónia Ferreira, Fátima |
Keywords: | Avaliação de aprendizagens avaliação formativa formação de professores |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Araújo, L.; Rosário, F. & Fialho, I. (2013). Avaliação Formativa e Formação de Professores. Um estudo exploratório. In J. B. Nico, L. Nico, A. Tobias & F. Ferreira (Orgs.). Educações no Alentejo. Mangualde: Edições Pedago. |
Abstract: | O contexto educativo atual é cada vez mais diversificado, mais condicionado por condições económicas difíceis que potenciam desigualdades no sistema educativo e por novas realidades culturais e sociais a que a Escola e os professores não podem ser alheios. O sucesso escolar é atingido de formas cada vez mais diversificadas inutilizando o conceito de escola de massas e requerendo uma escola inclusiva. A prática letiva prevê a diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem. A avaliação formativa reveste-se de vital importância neste âmbito, uma vez que se provou que a sua utilização melhora o sucesso escolar, como atestam estudos realizados por Paul Black and Dylan Wiliam (King’s College London School of Education).
No presente texto, apresenta-se o resultado de um estudo realizado numa escola do Alentejo, em que participaram quinze professores do 2.º e 3.ºciclos das disciplinas de Línguas Estrangeiras, Língua Portuguesa e Matemática. Tendo como instrumento de recolha dados um inquérito por questionário, procurámos conhecer as perceções dos professores sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos, designadamente a avaliação formativa e de que forma os professores estão envolvidos em práticas de avaliação formativa. Procurámos ainda saber em que medida a formação de professores contempla a avaliação formativa e se os professores sentem necessidade de formação nesta área. Serão, ainda, tecidas algumas reflexões a partir dos resultados obtidos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10183 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|