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            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10006 |  
 
| Title: | Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |  | Authors: | Saragoça, J. Verdasca, J.
 Oliveira, M.
 Rebelo, N.
 Candeias, A. A.
 |  | Editors: | Silva, B. D. Almeida, L.S.
 Barca, A.
 Peralbo, M.
 Monginho, R.
 |  | Keywords: | Variáveis contextuais Escola
 Rendimento Escolar
 Estudo Longitudinal
 |  | Issue Date: | 2013 |  | Citation: | Saragoça, J., Verdasca, J. C., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. (2013). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, …, & R. Monginho (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia  (pp. 7270-7289) [CD-ROM]. Braga: Universidade Minho. ISBN: 978-989-8525-22-2 |  | Abstract: | É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza 
multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das 
aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De 
facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das 
probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as 
posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram 
desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação 
procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo 
teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - 
Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições 
em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste 
projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por 
enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores 
económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte 
apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora 
considerada. |  | URI: | http://hdl.handle.net/10174/10006 |  | ISBN: | 978-989-8525-22-2 |  | Type: | article |  | Appears in Collections: | SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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