News

Ministério da Educação e Ciência
Aprova o Regulamento Técnico de Depósito de Teses e Trabalhos de Doutoramento e de Dissertações e Trabalhos de Mestrado a que se refere o n.º 3 do artigo 50.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto
OA Week 2013

A Universidade de Évora, como nos anos anteriores, junta-se a esta iniciativa, e durante toda a semana proporcionará cinco sessões de esclarecimento e de apoio aos investigadores, no âmbito do acesso livre à investigação científica.

Convidam-se todos os investigadores a participar numa das sessões promovidas, e conhecer as novidades.

  • 2ª/21 Out. - Palácio do Vimioso - Sala de Exposições (sala 205)
  • 3ª/22 Out. - Herdade da Mitra - Sala de Conferências
  • 4ª/23 Out. - Colégio Luis Verney - Sala 174 (lado direito da parada)
  • 5ª/24 Out. - Colégio Pedro da Fonseca - Auditório
  • 6ª/25 Out. - Colégio do Espirito Santo - Sala Túlio Espanca (junto à S. Belas Artes)

* - todas as sessões serão realizadas entre as 14h30 e as 18h

Imagem Elsevier Author Seminar
Estratégias para Aumentar a Qualidade e Impacto das Publicações Científicas

A Elsevier e o Gabinete de Apoio à Investigação da Universidade de Lisboa vêm convidá-lo a participar no Author Seminar: "Estratégias para aumentar a qualidade e impacto das publicações científicas" no dia 8 de Outubro de 2013 na Universidade de Lisboa.

Este seminário tem como objetivo apresentar aos jovens investigadores uma série de orientações ligadas à redação de artigos científicos e sua submissão para publicação, conforme os critérios exigidos pela maioria das revistas académicas nacionais e internacionais.

Consulte aqui o programa do seminário.
Realize o seu registo aqui.

Imagem OA
"Os investigadores em Portugal e a sua relação com o acesso aberto à produção científica"

O presente relatório apresenta os resultados do estudo que os Serviços de Documentação da Universidade do Minho desenvolveram junto dos investigadores, que trabalham em Portugal, no sentido de recolher informações relativamente às suas opiniões, atitudes e práticas relacionadas com o acesso aberto.

Consulte aqui o relatório do inquérito e os dados recolhidos que fundamentam o relatório.

Logo FCT

A disponibilização dos resultados da investigação científica através da internet, de forma aberta, livre e sem custos para o utilizador, tem registado um apoio crescente a nível internacional.

No sentido de motivar o desenvolvimento contínuo das políticas de Acesso Aberto a nível nacional, a FCT pretende participar de forma ativa na implementação de estratégias neste âmbito para a investigação que financia. De forma a apoiar o acesso sem restrições aos resultados da investigação que resulta de financiamento público, a FCT apresenta a sua proposta de Política de Acesso Aberto, disponível para consulta pública.

Toda a informação disponível em https://www.fct.pt/dsi/eciencia/index.phtml.pt.

Logo Educase

by Claude H. Potts

Foi publicado na revista EDUCAUSE Review Online um artigo, da autoria de Claude Potts, bibliotecário da Universidade da Califórnia, Berkeley, sobre o movimento de acesso em Portugal. Nos destaques da versão original pode ler-se "Portugal stands out among nations that have embraced open access to scholarly communication because of its early adoption of institutional policies, creation of anetwork of repositories, and effective system of governance. And, nonprofit international publishing initiatives play an important role in opening up entire runs of Portuguese academic journals."

Toda a informação disponível em https://www.educause.edu/ero/article/and-away-open-access-portugal.

Divulga Ciência
Iniciativa "Divulga Ciência" da FCCN

A FCCN disponibiliza mais um serviço, com o qual pretende contribuir para a dinamização e promoção do acesso aos conteúdos académicos e científicos que se encontram alojados no RCAAP.

Através do "Divulga Ciência" a FCCN convida os docentes/investigadores a produzir um teaser de 3 a 5 minutos, em formato vídeo e com recurso à infraestrutura técnica do Estúdio HD da FCCN.

Obtenha mais informação através do flyer de divulgação ou na página da iniciativa "Divulga Ciência".

Jornadas FCCN - RCAAP/Open Access Seminar

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Fevereiro a Divisão de Projetos e Informação irá estar presente, em conjunto com os Serviços de Informática, nas reuniões de trabalho RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) realizadas no âmbito das Jornadas FCCN em Aveiro e no Open Access Seminar realizado na Universidade do Minho.

As reuniões RCAAP, visam debater o calendário de trabalho do projecto RCAAP e futuros desenvolvimentos no âmbito do mesmo.

No Open Access Seminar serão realizadas diversas sessões informativas sobre os projectos MedOANet (Mediterranean Open Access Network) e OpenAIREPlus (Open Access Infrastructure for Research in Europe), para além da apresentação do estado do movimento Open Access nos países Europeus, nos quais o RDPC e a Universidade tem interesse em estar integrado e acompanhar.

Será posteriormente disponibilizado um relatório sobre os temas assistidos assim como links úteis para visualização de informação disponibilizada.

Novembro é o mês aberto ao RDPC na Universidade de Évora

A Divisão de Projetos e Informação, em conjunto com os Serviços de Informática, promove o Open Day ao Conhecimento do RDPC em cada Escola da Universidade de Évora, nas datas seguintes:

  • 7 de novembro – Colégio L. A. Verney (sala 174 – 14h00 – 18h00)
  • 15 de novembro – Colégio da Mitra (sala maior de reuniões do Conventinho da Mitra – 10h00 -18h00)
  • 22 de novembro – Escola de Enfermagem (sala 8 - 9h30- 13h00 )
  • 28 de novembro - Colégio Pedro da Fonseca (sala A 1.05 – 14h00-18h00)
  • 29 de novembro – Escola de Artes - Edifício dos Leões (Biblioteca dos Leões 9h00-18h00)

Sala aberta a quem estiver interessado a receber informação, material informativo, esclarecimentos práticos sobre o depósito de documentos no RDPC, bem como a transferência de dados para a Plataforma CV DeGóis.

Os "open days" realizar-se-ão numa sala com acesso ao Repositório onde se poderão tirar dúvidas e fazer testes de depósito, ficar a conhecer alguns projetos nacionais e internacionais no âmbito do Open Access, da divulgação e utilização de Repositórios, a importância da inventariação e divulgação do conhecimento para o avanço da ciência e a facilidade na busca de documentos científicos.

Workshop Nacional MedOANet
Workshop Nacional MedOANet

"O projeto MedOANet(Rede de Acesso Aberto dos Países do Mediterrâneo) pretende trabalhar, de uma forma coordenada, as políticas, as estratégias em cada um dos países do Mediterrâneo: Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia e, unir esforços para promover o avanço do acesso aberto nesses países. O MedOANet é coordenado pelo Centro de Documentação Nacional (EKT) em Atenas, Grécia."

Na passada 2ª feira, dia 22 de Outubro, realizou-se na Universidade do Minho o Workshop Nacional MedOANet, que contou com a presença do Prof. Fernando Capela e Silva em representação da Universidade de Évora.

Consulte aqui um texto de opinião acerca da Open Access elaborado pelo Prof. Fernando Capela e Silva, assim como informação adicional acerca do Projeto MedOANet discutido na Universidade do Minho.

Semana Open Access 2012

A Universidade de Évora associa-se à Semana Open Access através da realização de diversas actividades de divulgação do paradigma e do seu Repositório Digital de Publicações Científicas (RDPC).

Consulte o plano de actividades aqui.

Acompanhe também alguns testemunhos de investigadores/docentes da Universidade de Évora sobre a importância do depósito em acesso livre na divulgação da sua produção científica:

  • Prof.ª Fátima Baptista - Departamento de Engenharia Rural / Escola de Ciências e Tecnologia / Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
  • Prof. Paulo Mendes - Departamento Química / Escola de Ciências e Tecnologia / Centro de Química de Évora
  • Prof.ª Solange Oliveira - Departamento de Biologia / Escola de Ciências e Tecnologia / Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
  • Prof. Luís Silva - Departamento de Engenharia Rural / Escola de Ciências e Tecnologia / Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
  • Prof. Jorge Bonito - Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora / Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro
Integração CV DeGóis
Actualização do Repositório Digital de Publicações Científicas
O RDPC foi recentemente actualizado e foram acrescentadas novas funcionalidades. Se é docente/investigador da Universidade de Évora consulte a informação disponível sobre: Para esclarecimento de dúvidas contacte a Divisão de Projectos e Informação ou a Administração do RDPC.
Workshop Open Access
Workshop Open Access - Acesso Livre à Produção Científica
No âmbito do paradigma Open Access, das temáticas associadas ao Acesso Livre à Produção Científica e em continuação com as actividades de divulgação da Semana Internacional Open Access de 24 a 28 de Outubro, a Divisão de Projectos e Informação e os Serviços de Informática da Universidade de Évora, promoveram um workshop com o objectivo de dar a conhecer estas temáticas. Foram realizadas sessões de informação com a colaboração de vários convidados da Universidade do Minho.
Toda a informação e download de apresentações em www.openaccess.uevora.pt.
Página do DPI
Saiba mais sobre as actividades I&D no site da Divisão de Projectos e Informação.

Recent Submissions

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois