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http://hdl.handle.net/10174/9687
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Título: | Paisagem, Caminho-de-ferro e Património: espaços, estruturas, imagens e narrativas |
Autor(es): | Matos, Ana Cardoso de |
Editor(es): | Isabel Lopes Cardoso |
Palavras Chave: | Paisagem Caminho de ferro Património Obra Pública Tecnologia Engenharia |
Data: | 2013 |
Editora: | Dafne Editora |
Citação: | Ana Cardoso de Matos “Paisagem, Caminho-de-ferro e Património: espaços, estruturas, imagens e narrativas”. In CARDOSO, Isabel Lopes (ed.) Paisagem Património, Lisboa, Dafne Editora, 2013, pp.129-149. [ISBN:978-989-8217-27-1] |
Resumo: | Como sistema dinâmico que é, a paisagem regista no espaço e no tempo a atuação do homem na planificação e a organização do território. Assim, com a instalação de uma nova tecnologia de rede (como estradas ou caminho-de-ferro) ou de equipamentos (como uma ponte ou viaduto) ela é alterada de forma mais significativa. Mas uma vez realizadas as obras, elas passam a fazer parte da paisagem ou do território construído. E como refere Inmaculada Aguilar Civera “el gran protagonista del territorio construido, o de esa arquitectura del territorio, es la obra pública”. Neste sentido, o caminho-de-ferro, como obra pública que é, modificou o território, alterando a sua organização e deu origem a uma nova paisagem. Por outro lado, a possibilidade de ver a paisagem a partir do comboio que se deslocava ao longo das vias férreas alterou significativamente a forma como o homem passou a olhar essa mesma paisagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9687 |
ISBN: | 978-989-8217-27-1 |
Tipo: | bookPart |
Aparece nas Colecções: | HIS - Publicações - Capítulos de Livros CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
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