Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8966

Title: A Web 2.0 e os seus públicos: o caso Português
Authors: Leitão, Paulo
Keywords: Web 2.0
Portugal
Issue Date: 2011
Citation: A Web 2.0 e os seus públicos: o caso Português. Páginas a&b. Série 2, nº 8, 2011, pp. 107-131
Abstract: Pretende-se com este texto, através da revisão da literatura relevante, traçar o quadro das práticas de utilização da Internet, mas sobretudo da Web 2.0, pelos portugueses. Os vários estudos que têm vindo a ser realizados, sobretudo no campo da sociologia e do estudo dos media, permitem conhecer diferentes perfis de utilizadores, suas práticas e percepções. Mais jovens do que adultos, embora esta realidade se encontre em constante mutação, os utilizadores parecem privilegiar os usos comunicacionais e de entretenimento, embora as utilizações de tipo informacional se revelam importantes para determinados grupos. As diferenças comportamentais, quer em termos de práticas, quer da sua intensidade, parecem relacionar-se com a idade e o sexo, mas, de forma relevante, com um diferente capital social, económico e cultural dos próprios e das famílias. Assim, a dicotomia entre nativos e imigrantes digitais, a existir, não pode ser considerada apenas uma questão geracional, sobretudo se o problema do fosso digital não for visto apenas como uma questão de acesso à tecnologia, mas de utilização qualificada dos recursos tecnológicos e informacionais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8966
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A Web 2_PORTUGAL_UTILIZACAO.pdf214 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois