Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8941

Title: Identidade e Mudança: projectos de intervenção e empreendedorismo social em bibliotecas para captação de novos públicos
Authors: Silva, Vera Maria da
Keywords: Papel social da biblioteca pública
Projectos de intervenção social
Empreendedorismo social
gestão da mudança
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Citation: SILVA, V. M. da (2012). Identidade e Mudança: projectos de intervenção e empreendedorismo social em bibliotecas para captação de novos públicos. CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11, Lisboa, 2012, organizada pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Abstract: Abordam-se estratégias e procedimentos no âmbito do empreendedorismo social, destacando o seu potencial de ferramenta útil para as bibliotecas públicas concretizarem o seu papel social, obterem reconhecimento na esfera pública, afirmarem-se na comunidade e ultrapassarem a dificuldade de captar novos públicos. Evidenciam-se potencialidades de estratégias empreendedoras em parcerias sociais e processos de gestão da inovação, aspectos pertinentes no actual contexto de incerteza e mudança. Faz-se um enquadramento da realidade social da leitura e uso das bibliotecas; constata-se como o empreendedorismo social pode ser uma valia; enunciam-se tópicos articuladores do conceito de empreendedorismo social; reflete-se sobre o interesse do seu desenvolvimento em processos de gestão; fundamenta-se a pertinência de práticas de empreendedorismo social ocorrerem em bibliotecas; sustenta-se como tal é coerente com a sua visão, missão e valores. É disso exemplo o projecto DAR de VOLTA, activo desde 2006 na Biblioteca Municipal do Seixal. Dele resultou, até ao momento, a oferta de 128.915 manuais escolares, a entrega de 70.473, o que representou para as famílias uma poupança de 1.394.282€. O projecto revelou-se uma oportunidade para a biblioteca ser mais conhecida junto de potenciais utilizadores, conquistar novos leitores e ser reconhecida pela comunidade. Assistiu-se, também, à migração deste projecto de empreendedorismo social para outras bibliotecas públicas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8941
Type: lecture
Appears in Collections:CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
vsilva identidade e mudança (digi).zip21.53 MBZipView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois