Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8722

Title: Caracterização preliminar dos solos ocupados com montados de sobro e azinho nos concelhos de Avis, Mora e Arraiolos.
Authors: Alexandre, Carlos
Azevedo Gomes, Alberto
Rosado, Maria João
Mesquita, Sandra
Cadima, Irene
Rego, Francisco
Issue Date: 2002
Publisher: Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
Citation: Alexandre, C., Gomes, A. A., Rosado, M. J., Mesquita, S., Cadima, I. & Rego, F. 2002. Caracterização preliminar dos solos ocupados com montados de sobro e azinho nos concelhos de Avis, Mora e Arraiolos. Revista de Ciências Agrárias, Vol. 25, 3-4: 271-279.
Abstract: Com vista à diferenciação dos montados de sobro e azinho a partir dos factores ambientais e das práticas de exploração adoptadas, estudaram-se os solos de montados numa área de cerca de 500 km 2 , nos concelhos de Avis, Mora e Arraiolos. Procurando melhorar a caracterização dos solos de montados desta região, apresentam-se neste artigo alguns resultados preliminares desse trabalho, baseados em observações e análises aos solos de 88 parcelas de estudo, instaladas aleatoriamente, segundo uma amostragem estratificada (por tipos de litologia) sobre uma malha sistemática com espaçamento de 1 km. Efectuaram-se observações da morfologia do solo e do terreno, com abertura de covas em cerca de ¾ das parcelas e com sondagens nas restantes. Nos casos com abertura de covas recolheram-se amostras de solo para as análises físicas e químicas mais usuais. Identificaram-se os solos estudados até ao nível da família da Classificação dos Solos de Portugal (Cardoso, 1974) e até às unidades solo da WRBSR (FAO et al., 1998). Pela Classificação dos Solos de Portugal predominam os S. Litólicos (65%) e S. Argiluviados Pouco Insaturados (28%) sendo os restantes 7% S. Incipientes, S. Podzolizados, S. Calcários e S. Hidromórficos. Pela WRB predominam os Regossolos (38%), Luvissolos (30%), Cambissolos (18%) e Arenossolos (9%), com os restantes 5% representados por Leptossolos, Calcissolos e Podzóis. De entre as características particulares destacam-se diversos solos que podem corresponder a possíveis paleossolos e também diversos outros que apresentam pelo menos um horizonte em que a razão (Mg+Na)/Ca de troca é >1. Constata-se ainda que as famílias 2 Vt e Par estão fortemente associadas aos montados de sobro, enquanto as famílias Pg e Pmg estão associadas aos montados de azinho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8722
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2002_Alexandre&al_RCA_25_3-4_271-279.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois