Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8316

Title: Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português
Authors: Pires, Heldemerina
Candeias, Adelinda
Diniz, António M.
Rebelo, Nicole
Varelas, Diana
Keywords: Competências emocionais
competências sociais
inteligência emocional
adaptação
Bar-on
EQ-i
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Citation: Pires, H., Candeias, A., Diniz, A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2012). Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0).
Abstract: As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento. Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprirem os seus objetivos e facilidade de adaptação. Além disso, também têm mais facilidade para estarem incluídos em relações sociais ricas, onde aprendem a adotar e utilizar comportamentos socialmente mais adequados. O estudo exploratório para a aferição do Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) realizou-se recorrendo a uma amostra de 416 alunos de escolas de ensino básico português. O Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) – é um instrumento elaborado para medir a inteligência emocional em indivíduos jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos de idade, baseado no autorrelato, recolhendo a opinião do sujeito a respeito de si próprio na área da inteligência emocional. (Candeias et al., 2008; Bar-On & Parker, 2004). A análise fatorial exploratória comprova a multidimensionalidade do questionário, apontando para cinco dimensões: Adaptabilidade, Intrapessoal, Interpessoal e Gestão do Stress (Candeias et al., 2008). A versão para jovens é um instrumento que poderá ser englobado em processos de avaliação psicológica auxiliando no diagnóstico de dificuldades e potencialidades das crianças em situações relacionadas com as competências sócio-emocionais.
URI: http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Bar_On_Heldemerina_Pires.pdf
http://hdl.handle.net/10174/8316
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On_Pires et al.pdf162.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois