Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8206

Title: UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
Authors: Charone, Alexandra
Bonito, Jorge
Keywords: escola
projeto pedagógico
ensino e aprendizagem
fracasso escolar
Issue Date: 2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8206
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Charone_Bonito.pdf180.27 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois