Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8206
|
Title: | UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
Authors: | Charone, Alexandra Bonito, Jorge |
Keywords: | escola projeto pedagógico ensino e aprendizagem fracasso escolar |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8206 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|