Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5287

Title: Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico
Authors: Borralho, António
Barbosa, Elsa
Keywords: Ensino de matemática
tarefas de investigação
raciocínio matemático
Álgebra
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo pretendeu, com base numa abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, compreender o significado da utilização, em sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação de forma a melhorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. O ponto de partida assentou em duas questões de investigação centradas em: (1) raciocínio algébrico; e (2) comunicação matemática. Os resultados mostraram que a exploração de padrões num contexto de tarefas de investigação pode contribuir para o entendimento da Álgebra, permite o desenvolvimento do pensamento algébrico e desenvolve a comunicação matemática através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5287
ISBN: 978-85-63823-01-04
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1111.pdf6.62 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois