Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5126

Title: IMAGENS GLOBAIS, CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: impacto, poder e mudança
Authors: Charréu, Leonardo
Editors: Martins, Raimundo
Tourinho, Irene
Keywords: Cultura Visual
Sociologia Visual
Educação Artística
Pedagogia Crítica
Issue Date: 2012
Publisher: Editora da Universidade Federal de Santa Maria
Citation: Charréu, L. (2012).Imagens globais, cultura visual e educação artística: Impacto, poder e mudança In: Raimundo Martins & Irene Tourinho, (Orgs.) Culturas das Imagens: Desafios para a arte e para a educação. (pp.37-53). Santa Maria: Editora da UFSM.
Abstract: O capítulo enfoca-se no papel que as imagens denominadas de "globais" (fotojornalismo, cinema, filme documentário, noticiários TV, arte contemporânea) têm nas sociedades "em rede" actuais. Como elementos fundamentais para uma pedagogia crítica da Educação e da Arte Visual, a sua mediatização, imediaticidade e acessibilidade transforma-nos agora em "testemunhas" do que está a acontecer. Isso muda a nossa condição de espectador passivo e numa perspectiva socioconstrucionista poderá vir a ter profundas implicações na sociedade, começando pelas que irão incidir sobre o individuo em si e sobre os educadores em geral. Já não pode eticamente reclamar inocencia face às atrocidades que se cometem no mundo e que chegam até nós em imagens veiculadas cruamente pelos canais dos midia. Consequentemente, espera-se da escola e da educação uma atitude resistência e de resiliência, as unicas capazes de resgatar a humanidade do colete de forças para que tem sido empurrada ultimamente por determinadas visões dominantes, que pretendem ser "únicas" da história, da economia e da sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5126
ISBN: 978.85.7391-167-1
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Charréu, L. (2012).Imagens globais, cultura visual e educação artística- impacto, poder e mudança2.pdf210.38 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois