|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4823
|
Title: | Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula |
Authors: | Canavarro, Ana Paula Gafanhoto, Ana |
Editors: | Nunes, Cláudia Henriques, Ana Caseiro, Ana Silvestre, Ana Pinto, Hélia Jacinto, Hélia Ponte, João Pedro |
Keywords: | Educação matemática representaçõesmúltiplas ensino de funções geogebra |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | APM |
Citation: | Gafanhoto, A., & Canavarro, A. P. (2011). Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital) |
Abstract: | Este artigo foca-se na utilização de representações múltiplas das funções por alunos de 9º ano, na resolução de tarefas com recurso ao Geogebra. Decorre de uma investigação realizada no âmbito de um mestrado, onde se desenvolveu um estudo de caso descritivo e analítico de uma turma que foi alvo de uma intervenção didáctica com tarefas diversificadas sobre funções, em ambiente de sala de aula com recurso ao Geogebra, no qual a investigadora assumiu o papel de observadora participante em colaboração com a professora titular da turma.
As conclusões deste estudo apontam para o uso das diversas formas de representação por parte dos alunos. Apesar de se registar uma tendência para a representação gráfica, as representações numérica, tabular e algébrica também foram recorrente e eficazmente usadas pela maioria dos grupos da turma e, alguns grupos estabeleceram ainda relações entre diferentes tipos de representações. O estudo permitiu identificar situações em que os alunos recorrem tipicamente a uma dada representação. A representação numérica e a algébrica foram usadas essencialmente para determinar a imagem dado o objecto, a primeira foi usada também para determinar os objectos dadas as imagens. A representação gráfica foi utilizada no estudo comparativo de funções e no estudo da monotonia ou, de modo mais geral, sempre que os alunos pretendiam uma imagem global sobre o comportamento da função. Os alunos recorreram à representação tabular essencialmente nas questões em que era pedido para analisarem a relação entre as variáveis o que teve mais-valias na identificação e escrita de funções implícitas nas tabelas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4823 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|