Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4455

Title: MUSEpe [2010-2012]: Particularidades e impactos de um ano de intervenção
Other Titles: MUSEpe Project [2010-2012] – Particularities And Impacts of one year intervation
Authors: Pereira, Tiago
Editors: Román Sánchez, J.
Carbonero Martín, M.
Valdivieso Pastor, J.
Keywords: Projecto MUSEpe
Actividades artístico-pedagógicas MUS-E
Envolvimento dos Estudantes na Escola
Clima de Escola
Prevenção de práticas agressivas entre estudantes
Issue Date: 2011
Citation: Pereira, T. (2011). Projecto MUSEpe [2010-2012]: Particularidades e impactos de um ano de intervenção. In J. Sánchez, M. Martín & J. Pastor (org.). Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural (7433-7452). Madrid: Associación Nacional de Psycología Y Educación
Abstract: Actualmente a importância das expressões artísticas na educação é irrefutável. Além de possibilitarem o desenvolvimento de competências transversais aos currículos escolares, a sua universalidade permite assumirem-se como veículos de excelência para o indispensável diálogo entre culturas junto de populações onde a educação coexiste com contextos sócio-culturalmente diversos. Nestes, o estudo/criação artística são formas essenciais de intervenção e acção social/emocional (especialmente na promoção de competências pessoais e sociais), bem como no potenciar da relação entre estudantes e da dinâmica e envolvimento escola-estudantes- familiares-meio. O projecto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) assenta nestes princípios. Desde logo pelas características da população sua destinatária, onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes. Depois porque engloba pais, familiares e comunidade no sentido da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento dos/as alunos/as. Finalmente porque procura responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção. O actual projecto (2010-2012), cujos impactos do primeiro ano de intervenção são apresentados, surge na sequência de dez anos de intervenção na escola e bairro da Cruz da Picada de Évora (Portugal) e aposta no aprofundamento do trabalho desenvolvido visando a sustentabilidade dos resultados e o alargamento da intervenção a novas metodologias/actividades, novos públicos e novos contextos. Para tal parte do desenvolvimento de um inovador projecto educativo que baseado no respeito e na valorização da diversidade cultural (mais-valia na construção da cidadania), visa a promoção da motivação, participação e envolvimento dos destinatários, bem como de capacidades de resiliência e factores protectores e de crescimento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4455
ISBN: 978 - 84 - 614 - 8296 - 2
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Projecto MUSEpe [2010-2012]_Particularidades e impactos de um ano de intervenção..pdf27.92 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois