Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4448

Title: Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Resultados preliminares da adaptação do QEEE para os 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico português
Other Titles: Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Preliminary results for QEEE adaptation for for 3rd and 4th grade of portugueses elementary school
Authors: Pereira, Tiago
Editors: Román Sánchez, J.
Carbonero Martín, M.
Valdivieso Pastor, J.
Keywords: Envolvimento dos Estudantes na Escola
Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (3º e 4º anos do ensino básico) [QEEE – 1C]
Comportamento, participação, sucesso e ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Issue Date: 2011
Citation: Pereira, T. (2011). Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Resultados preliminares da adaptação do QEEE para os 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico português. In J. Sánchez, M. Martín & J. Pastor (org.). Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural (11537-11549). Madrid: Associación Nacional de Psycología Y Educación.
Abstract: O envolvimento dos estudantes na escola, largamente estudado e investigado, tem sido identificado como solução para o abandono escolar, baixo desempenho académico e baixa participação na Escola. Sendo fenómenos ainda comuns à população escolar portuguesa, o projecto de doutoramento “Envolvimento dos estudantes na escola: contributos para a sua avaliação e promoção no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico” (Tiago Pereira) procura contribuir para o aprofundamento da investigação em torno do constructo, nomeadamente no que se prende com a sua avaliação e promoção numa faixa etária - primeiro e segundo ciclos do ensino básico - insuficientemente abrangida no seu estudo. Apesar da diversidade de conceptualizações, o projecto enquadra-se no modelo “The antecedents and outcomes of students engagement in schools” (Lam & Jimerson, 2008), onde são identificadas diferentes componentes do envolvimento (cognitiva, comportamental e afectiva) e onde o mesmo surge relacionado com os resultados escolares e com o ajustamento psicológico dos estudantes. O modelo possui um instrumento de avaliação perfeitamente delimitado (“Students engagement in school questionnaire”) cuja versão portuguesa (“Questionário de envolvimento dos estudantes na escola” - QEEE) [2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário], será utilizada no âmbito do projecto. Tendo em consideração que o envolvimento dos estudantes na escola é um fenómeno dinâmico que importa precocemente estudar para intervir, no âmbito do projecto de doutoramento está a realizar-se a adaptação do QEEE à população dos 3º e 4º anos do ensino básico português (QEEE [1ºC]). Os resultados preliminares deste processo são em seguida apresentados e discutidos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4448
ISBN: 978 - 84 - 614 - 8296 - 2
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
QUESTIONÁRIO DO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA ESCOLA (QEEE) – RESULTADOS PRELIMINARES DA ADAPTAÇÃO DO QEEE PARA OS 3º E 4º ANOS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS.pdf30.12 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois