Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4360

Title: O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso
Authors: Correia, Sónia
Cid, Marília
Keywords: ensino
evolução biológica
Issue Date: 2011
Citation: Correia, S. & Cid, M. (2011). O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso. Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda.
Abstract: O estudo que se apresenta incide sobre o tema “evolução biológica”, o qual integra o programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões que se colocou nesta pesquisa foi a seguinte: “Como é abordado pelos professores o ensino da “evolução biológica” na sala de aula?”. Procurou-se, assim, analisar de forma aprofundada as metodologias de ensino a que o docente recorre nas aulas para a leccionação do tema. A atenção foi aqui dirigida para os métodos de ensino, entendidos como técnicas capazes de ensinar com eficiência e focalizados nos processos de aprendizagem. Os dados para análise foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: questionários aos alunos, entrevista ao professor e observação das aulas correspondentes ao tema.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4360
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_SPCE_evolução_Correia&Cid.pdf224.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois