Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4107

Title: Determinação da Carga Alergénica (Ole e1) Presente no Ar Atmosférico na Região de Évora: Correlação com o conteúdo polínico de Olea
Authors: Moreira, J. E.
Ferro, R.
Lopes, A. F.
Morão, S.
Caeiro, E.
Coelho, C.
Lopes, M.L.
Antunes, C. M.
Brandao, R.M.
Keywords: pollen
aeroallergens
evora
chemvol sampler
olea
outdoor environment
Issue Date: Oct-2011
Publisher: SPAIC
Citation: Moreira, José E.; R. Ferro; Lopes, Ana F.; Morão, Sara; Caeiro, E.; Coelho, Cátia; Lopes, M.L.; C. M. Antunes; Brandao, R.M.Determinação da Carga Alergénica (Ole e1) Presente no Ar Atmosférico na Região de Évora: Correlação com o conteúdo polínico de Olea, Trabalho apresentado em Reuniao Anual da SPAIC, In Rev. Port. Alergol. Imunol. Clínica XIX, Porto, 2011.
Abstract: Introdução: Em Portugal, o pólen da oliveira (Olea europaea) constitui uma das fontes mais relevantes de aero-alergénios, sendo uma causa frequente de polinose na região Mediterrânica, onde o Ole e 1 é um alergeno major. Apesar de se julgar apenas associado aos grãos de pólen, desconhece-se a variabilidade inter-anual da carga alergénica do pólen e ainda existe alguma controvérsia sobre a forma como este aeroalergeno se distribui no ar atmosférico. Objectivo: Este trabalho teve como objectivos: i) determinar a fracção dos bioaerossóis mais rica em Ole e 1; ii) avaliar a correlação dos conteúdos diários de pólen e aeroalergeno no ar atmosférico; iii) avaliar variação anual da carga alergénica do pólen. Métodos: Os aeroalergenos foram captados utilizando um colector de impacto CHEMVOL equipado com dois filtros com capacidade para reter partículas de diferentes dimensões: PM>10µm e 10µm>PM>2,5µm. Após 24h os filtros foram retirados, a fracção proteica foi extraída e os alergenos quantificados por ELISA. Simultaneamente o pólen foi monitorizado pela tecnologia padrão utilizando um colector volumétrico Burkard 7-Day Recording Volumetric Spore Trap. Os colectores foram ambos colocados numa mesma plataforma a 17m de altura, e a ≈3-4m um do outro. Resultados: Entre 2009 e 2011, registou-se uma variação inter-anual quer do perfil quer da duração da época polínica (39, 47 e 45 dias, respectivamente). O conteúdo polínico total no ar atmosférico também foi variável no intervalo de 7240 a 12524 grãos/m3. Mais de 90% do alergeno foi encontrado na fracção de bioaerossóis de PM>10µm. O conteúdo em Ole e 1 foi directamente proporcional ao número de grãos de pólen no ar atmosférico, tendo-se encontrado uma correlação positiva entre os valores diários dos dois parâmetros. Comparando as épocas estudadas, os conteúdos totais de Ole e1 e de pólen não foram proporcionais, tendo-se observado que a carga alergénica por grão de pólen variou mais de 3x. Conclusões: Estes resultados sugerem que o Ole e 1 está preferencialmente associado aos grãos de pólen. Os conteúdos em pólen e Ole e 1 variaram inter-anualmente, tendo a carga alergénica dos grãos de pólen sido diferente. Este trabalho poderá assim contribuir para o desenvolvimento de um indicador que permita melhorar a previsão do risco de exposição a aeroalergenos. Agradecimentos: Este foi realizado no âmbito do projecto europeu HIALINE (Executive Agency for Health and Consumers, grant agreement No 2008 11 07).
URI: http://hdl.handle.net/10174/4107
Type: article
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Olea0911_SPAIC2011.pdf60.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois