Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39448

Title: O processo de aprendizagem da disciplina de português: representações dos alunos do ensino secundário
Authors: Martins, Ana Maria
Advisors: Costa, Paulo
Keywords: Aprendizagem
Português
Currículo
Ensino secundário
Cursos Científico humanísticos
Learning
Portuguese
Curriculum
High school
Scientific-Humanistic Courses
Issue Date: 12-Sep-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Partindo da especificidade da disciplina de português, no espaço do currículo do ensino secundário, e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, este projeto de tese pretende compreender a representação que os alunos dos Cursos Científico Humanísticos do ensino secundário têm da disciplina de português quanto à sua natureza e funções, bem como relativamente às opções metodológicas nela envolvidas. Esperando que ao colocar um maior enfâse na voz dos alunos, chamando-os a contribuir nas práticas curriculares e nas dinâmicas de ensino e aprendizagem, se possa fornecer um contributo substantivo para a melhoria do trabalho educativo e, consequentemente, para a eventual necessidade de repensar o currículo as práticas educativas e os modos de avaliação, na procura de uma escola melhor, que satisfaça as necessidades de todos e garanta a igualdade de oportunidades. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de caso com alunos dos Cursos Científico Humanísticos, numa escola do concelho de Évora, recorrendo ao inquérito por questionário e por entrevista. Num primeiro momento foram realizados 198 inquéritos por questionário, e, seguidamente, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas em Focus group, para melhor compreender a forma como os alunos dos Cursos Científico Humanísticos perspetivam a disciplina de português no contexto da matriz curricular do ensino secundário. Dos resultados obtidos destacamos que os alunos atribuem à disciplina um valor utilitário pelo seu caráter formativo e transversal, no contexto do currículo, considerando que as competências nela e por ela desenvolvidas, focadas na comunicação oral e escrita e na sua interação com a leitura, educação literária e gramática são fundamentais quer para o sucesso académico quer para a vida social e extraescolar, sobretudo no contexto profissional; - The learning process of the Portuguese language subject: high school students' representations Abstract: Starting from the specificity of the Portuguese language subject within the high school curriculum, and with the consequent recognition of students as agents and co-creators of their own knowledge, this thesis project aims to understand the perception that students in Scientific-Humanistic Courses in high school have regarding the nature and functions of the Portuguese language subject, as well as the methodological options involved. By placing greater emphasis on students’ voices, inviting them to contribute to curricular practices and the dynamics of teaching and learning, the goal is to provide a substantive contribution to the improvement of educational work and, consequently, to the possible need to rethink the curriculum, educational practices, and assessment methods, in the pursuit of a better school that meets everyone’s To achieve this, a case study was conducted with students from Scientific-Humanistic Courses at a school in the municipality of Évora, using questionnaires and interviews. In a first phase, 198 questionnaires were administered, followed by three semi-structured interviews in Focus groups, to better understand how students in Scientific-Humanistic Courses perceive the Portuguese language subject within the context of the high school curriculum. The results highlight that students attribute a utilitarian value to the subject due to its formative and cross-disciplinary nature within the curriculum, considering that the skills developed in and through it focused on oral and written communication and their interaction with reading, literary education, and grammar are essential both for academic success and for social and extracurricular life, especially in a professional context.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39448
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Ana_Maria_Martins.pdf8.64 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois