Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39414

Title: Desempenho do trator agrícola em mobilização do solo: Estudo de caso com alfaias rebocadas
Authors: Serrano, João
Keywords: Tração
Potência
Eficiência energética
Issue Date: 2025
Citation: Serrano, João. Desempenho do trator agrícola em mobilização do solo: Estudo de caso com alfaias rebocadas . Texto de apoio para os alunos da unidade curricular “Mecanização Agrícola”. Serviço de Reprografia e Publicações da Universidade de Évora, 19 p.
Abstract: O consumo de combustível por hectare é o principal indicador técnico de avaliação da eficiência energética de utilização do trator agrícola, constituindo uma importante referência do desempenho do conjunto trator-alfaia. Este parâmetro traduz o envolvimento das diversas variáveis que condicionam o rendimento global da transformação do combustível fornecido ao motor em trabalho útil realizado pela alfaia em mobilização do solo. Os resultados de ensaios de campo realizados em explorações agrícolas do Alentejo são apresentados neste artigo para comprovarem a importância relativa dessas variáveis e para estabelecer equações de referência que relacionem o consumo de combustível por hectare com o esforço de tração solicitado pela alfaia. Estas poderão ser utilizadas para comparar sistemas de mobilização do solo alternativos, com diferentes exigências de tração, ou para avaliar o dimensionamento do conjunto trator-alfaia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39414
Type: other
Appears in Collections:MED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
JS_Texto_Apoio_Alunos_Tração_Potência_Desempenho_2025_2026.pdf1.37 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois