Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39331

Title: AVALIAÇÃO CORPORAL POR ULTRASONOGRAFIA DE MACHOS SUÍNOS ALENTEJANOS SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE NEUTRALIZAÇÃO SEXUAL
Authors: Charneca, Rui
Lopes, Jordana
Ramos, Catarina
Braz, Maria
Carreira, Emanuel
Ferreira, Joana
Martins, José Manuel
Keywords: suínos
raça Alentejana
imunocastração
espessura da gordura dorsal
profundidade do músculo Longissimus lumborum
ultrasonografia
Issue Date: 2024
Publisher: APEZ - Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
Citation: Rui Charneca, Jordana Lopes, Catarina Ramos, Maria Braz, Emanuel Carreira, Joana Ferreira, José Manuel Martins (2024). Avaliação corporal por ultrasonografia de machos suínos Alentejanos submetidos a diferentes métodos de neutralização sexual. XXIV Congresso de Zootecnia, ZOOTEC 24, 7-9 novembro, Póvoa de Varzim, Portugal. Livro de comunicações, pp. 257-258.
Abstract: No âmbito do projeto “SUMO – Sustentabilidade do Montado”, estudou-se a utilização de dois protocolos de imunocastração em machos suínos Alentejanos, um precoce (IMCP) e outro tardio (IMCT). Como controlo, foi utilizado um grupo de animais castrados cirurgicamente (C). Neste trabalho apresentam-se os resultados da avaliação por ultrassonografia da espessura da gordura dorsal (EGDu) e da profundidade do músculo Longissimus lumborum (LDu) dos animais ao longo do ensaio, bem como nas carcaças (EGDc e LDc). Trinta machos (10 por grupo experimental) foram monitorizados entre os 5 e os 14 meses (~52 aos ~191kg de peso vivo). Os suínos foram alojados em três parques ao ar livre, cada um com 10 postos de alimentação, permitindo o controlo do consumo alimentar. A alimentação dos animais foi similar à da produção de suínos destinados à montanheira, com restrição alimentar na pré-engorda. Mensalmente, realizou-se a pesagem dos suínos e a medição ultrassonográfica da EGDu e LDu (a partir dos 6 meses de idade) ao nível da última costela (ponto P2). A EGDc e o LDc foram medidas na meia carcaça esquerda, usando um paquímetro. A análise estatística (ANOVA, ANCOVA e correlações) foi realizada com o programa SPSS. Na primeira medição ecográfica, a EGDu era similar entre grupos (p>0,05) e a LDu significativamente maior no grupo IMCT comparativamente ao grupo C (3,2 vs 2,9cm; p<0,05; grupo IMCP com valor intermédio). No final do ensaio a EGDu pré-abate foi diferente entre grupos, sendo significativamente maior no grupo IMCP que no grupo IMCT (5,9 vs 5,3cm; p<0,05, grupo C com valor intermédio). A LDu pré-abate foi menor no grupo C comparada com os grupos IMCP e IMCT (3,7 vs 4,2 vs 4,2cm respetivamente; p<0,001). Nas carcaças, observaram-se diferenças na EGDc, maior no grupo IMCP que no IMCT (7,0 vs 6,1cm; p<0,05, grupo C com valor intermédio). A LDc foi similar entre grupos (valor médio de 4,9cm). Observou-se uma correlação positiva (0,712; p<0,001) entre a EGDu e a EGDc e uma correlação positiva (0,497; p<0,01) entre a LDu e a LDc. Os resultados indicam que o tratamento de neutralização sexual influenciou significativamente a composição corporal dos animais ao abate, particularmente na gordura subcutânea. A ultrassonografia pode ser útil na monitorização da evolução dos diferentes tecidos e possíveis ajustes no maneio alimentar, de acordo com o peso e os métodos de neutralização sexual de machos de raça Alentejana.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39331
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo livro Poster IMC SUMO ZOOTEC24.pdf810.46 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois