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http://hdl.handle.net/10174/38785
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Full metadata record
DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Calvacante, T. | - |
dc.contributor.author | Haddad, L. | - |
dc.contributor.author | Folque, M. A. | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T14:20:56Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T14:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | Calvacante, T., Haddad, l. & Folque, M. A. (2025). Estado do conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional, Educação, 50, 1-31. | por |
dc.identifier.uri | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/88082/66452 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/38785 | - |
dc.description.abstract | O debatesobre o estágio supervisionado na educação infantil vem crescendo desde a sua inclusãoobrigatória no Curso de Pedagogia, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Brasil, 2006). Fundamentado em um Estado do Conhecimento (Morosini, Kohls-Santos, 2021), este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que analisacomo a relação universidade e campo profissional tem sido discutida nas dissertações e teses brasileiras que versam sobre o estágio mencionado. O recorte temporal compreende um período de dez anos, 2013a 2022, em continuidade aos mapeamentos realizados por Melo (2014) e Silva (2016) que analisaram os períodos de 2006-2012 e 2007-2012, respetivamente. São também consideradas as mudanças políticas, sociais e econômicas tanto no âmbito da formação inicial quanto da educação básica no referido período. A busca das produções se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Das 15 produções encontradas,seis compõem o corpus de análise, considerando os critérios de inclusão e exclusão. As perceções sobre a relação universidade e campo profissional foram analisadas a partir de três dimensões: tipos de formalização,papéis e protagonismo atribuídos aos diferentes atores,e relações entre os atores.Os resultados indicam que esta relação favorece o trabalho coletivo e a valorização dos sujeitos. Indica ainda fragilidades e tensões que impactam nas relações ena aprendizagem dos estudantes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Estágio Supervisionado | por |
dc.subject | Relação Universidade e Campo Profissional | por |
dc.title | Estado do conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.authoremail | thainylira@gmail.com | - |
dc.identifier.authoremail | lenirahaddad@gmail.com | - |
dc.identifier.authoremail | mafm@uevora.pt | - |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.identifier.scientificarea | 229 | por |
dc.identifier.doi | 0.5902/1984644488082 | por |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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