Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38785

Title: Estado do conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional
Authors: Calvacante, T.
Haddad, L.
Folque, M. A.
Keywords: Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Relação Universidade e Campo Profissional
Issue Date: 2025
Citation: Calvacante, T., Haddad, l. & Folque, M. A. (2025). Estado do conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional, Educação, 50, 1-31.
Abstract: O debatesobre o estágio supervisionado na educação infantil vem crescendo desde a sua inclusãoobrigatória no Curso de Pedagogia, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Brasil, 2006). Fundamentado em um Estado do Conhecimento (Morosini, Kohls-Santos, 2021), este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que analisacomo a relação universidade e campo profissional tem sido discutida nas dissertações e teses brasileiras que versam sobre o estágio mencionado. O recorte temporal compreende um período de dez anos, 2013a 2022, em continuidade aos mapeamentos realizados por Melo (2014) e Silva (2016) que analisaram os períodos de 2006-2012 e 2007-2012, respetivamente. São também consideradas as mudanças políticas, sociais e econômicas tanto no âmbito da formação inicial quanto da educação básica no referido período. A busca das produções se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Das 15 produções encontradas,seis compõem o corpus de análise, considerando os critérios de inclusão e exclusão. As perceções sobre a relação universidade e campo profissional foram analisadas a partir de três dimensões: tipos de formalização,papéis e protagonismo atribuídos aos diferentes atores,e relações entre os atores.Os resultados indicam que esta relação favorece o trabalho coletivo e a valorização dos sujeitos. Indica ainda fragilidades e tensões que impactam nas relações ena aprendizagem dos estudantes.
URI: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/88082/66452
http://hdl.handle.net/10174/38785
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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