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http://hdl.handle.net/10174/38762
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Title: | Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura |
Authors: | Lima, Mariana da Silva Lima, Thayana Maria Lopes de Conde, Jorge Bonito, Jorge |
Editors: | Coppi, Marcelo Oliveira, Hugo Cristóvão, Ana Bonito, Jorge |
Keywords: | Saúde mental Sofrimento mental Pós-graduação |
Issue Date: | May-2025 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Lima, M. S., Lima, T., M. L., Conde, J., & Bonito, J. (2025). Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura. In M. Coppi, H. Oliveira, A. Cristóvão, & J. Bonito (Orgs.), Promoção e educação para a saúde: inovação e sustentabilidade para o bem-estar (pp. 147-155). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. |
Abstract: | Uma realidade bastante comum entre os universitários no sistema académico vigente é o alto índice de perturbações mentais, que se registam no âmbito da graduação e, cada vez mais frequente, em estudantes de pós-graduação. As cobranças diversas da vida académica e a competitividade inerente ao ambiente universitário estão constantemente a desafiar a saúde mental dos estudantes, resultando em perturbações psíquicas que podem influenciar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Levando em consideração esta realidade, este artigo objetiva examinar, através de uma revisão bibliográfica narrativa, aspetos relacionados com a saúde mental na pós-graduação e as implicações para o seu desenvolvimento profissional, a sua aprendizagem e o seu bem-estar. Foram considerados três temas principais: o bem-estar e a pós-graduação, o papel das instituições e dos programas de pós-graduação, e a relação supervisor-supervisando e as suas implicações no desenvolvimento profissional. Foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Google Académico, com os seguintes descritores: “bem-estar e pós-graduação”, “relação supervisor-supervisando e saúde mental”, “saúde mental e pós-graduação”, “saúde mental e doutoramento”. As investigações selecionadas passaram por uma triagem com base na leitura dos resumos, sendo excluídos aqueles que não estavam diretamente relacionados com o objeto de estudo. Foram analisadas 17 publicações de revistas científicas. Nessa análise foram considerados unicamente trabalhos publicados entre 2017 e 2023. Os trabalhos foram analisados na sua integralidade, passando por um processo de classificação e a seguir foram compilados a partir dos eixos centrais da pesquisa já apresentados. A relação supervisor-supervisando foi um dos elementos mais destacados na pesquisa como influenciador da saúde mental dos supervisandos, além da questão financeira e a pressão para manter um nível de produtividade que inviabiliza um convívio familiar saudável e momentos de lazer satisfatórios. Os dados recolhidos mostram que o modelo académico vigente afeta a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, sendo necessário prestar maior atenção à questão das perturbações mentais na academia, de modo que os futuros profissionais e investigadores possam gozar de uma boa qualidade de vida ao longo de seus estudos académicos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38762 |
ISBN: | 978-972-778-439-4 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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