Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38762

Title: Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura
Authors: Lima, Mariana da Silva
Lima, Thayana Maria Lopes de
Conde, Jorge
Bonito, Jorge
Editors: Coppi, Marcelo
Oliveira, Hugo
Cristóvão, Ana
Bonito, Jorge
Keywords: Saúde mental
Sofrimento mental
Pós-graduação
Issue Date: May-2025
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citation: Lima, M. S., Lima, T., M. L., Conde, J., & Bonito, J. (2025). Bem-estar do estudante na pós-graduação e implicações na saúde mental: uma revisão narrativa da literatura. In M. Coppi, H. Oliveira, A. Cristóvão, & J. Bonito (Orgs.), Promoção e educação para a saúde: inovação e sustentabilidade para o bem-estar (pp. 147-155). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Abstract: Uma realidade bastante comum entre os universitários no sistema académico vigente é o alto índice de perturbações mentais, que se registam no âmbito da graduação e, cada vez mais frequente, em estudantes de pós-graduação. As cobranças diversas da vida académica e a competitividade inerente ao ambiente universitário estão constantemente a desafiar a saúde mental dos estudantes, resultando em perturbações psíquicas que podem influenciar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Levando em consideração esta realidade, este artigo objetiva examinar, através de uma revisão bibliográfica narrativa, aspetos relacionados com a saúde mental na pós-graduação e as implicações para o seu desenvolvimento profissional, a sua aprendizagem e o seu bem-estar. Foram considerados três temas principais: o bem-estar e a pós-graduação, o papel das instituições e dos programas de pós-graduação, e a relação supervisor-supervisando e as suas implicações no desenvolvimento profissional. Foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Google Académico, com os seguintes descritores: “bem-estar e pós-graduação”, “relação supervisor-supervisando e saúde mental”, “saúde mental e pós-graduação”, “saúde mental e doutoramento”. As investigações selecionadas passaram por uma triagem com base na leitura dos resumos, sendo excluídos aqueles que não estavam diretamente relacionados com o objeto de estudo. Foram analisadas 17 publicações de revistas científicas. Nessa análise foram considerados unicamente trabalhos publicados entre 2017 e 2023. Os trabalhos foram analisados na sua integralidade, passando por um processo de classificação e a seguir foram compilados a partir dos eixos centrais da pesquisa já apresentados. A relação supervisor-supervisando foi um dos elementos mais destacados na pesquisa como influenciador da saúde mental dos supervisandos, além da questão financeira e a pressão para manter um nível de produtividade que inviabiliza um convívio familiar saudável e momentos de lazer satisfatórios. Os dados recolhidos mostram que o modelo académico vigente afeta a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, sendo necessário prestar maior atenção à questão das perturbações mentais na academia, de modo que os futuros profissionais e investigadores possam gozar de uma boa qualidade de vida ao longo de seus estudos académicos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38762
ISBN: 978-972-778-439-4
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lima_et_al_2025.pdf10.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois